terça-feira, 28 de novembro de 2017

O III Universo IFMA, que acontece de 5 a 8 de dezembro, deve reunir cerca de 1500 pessoas e vai contar com desafios de startups, exposições de robôs, competição de games e mostras tecnológicas.

Grandes nomes da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo vão se reunir, entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz. Será a 3ª edição do Universo IFMA, evento que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias inovadoras, pesquisa aplicada e mercado empreendedor. Entre outros espaços do evento teremos os Planetas Tecnológicos que vão contar com desafios de startups, exposições de robôs, competição de games e mostras tecnológicas. O evento deve reunir cerca de 2000 pessoas na cidade de Imperatriz. O evento está aberto ao público a partir das 8h da manhã e acontece até o fim da tarde.

Para a coordenadora geral do evento, Ligia Ferreira, a proposta é oferecer aos participantes uma visão global sobre pesquisas de interesse social. “O Universo IFMA vem com o papel de divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação produzida na instituição, assim como trazer profissionais renomados de diferentes áreas para relatarem as suas experiências. O nosso objetivo é promover um espaço de discussão, diálogo e construção do conhecimento contribuindo tanto para o desenvolvimento institucional quanto para o crescimento do Estado do Maranhão”, afirmou.

Além dos Planetas Tecnológicos haverá, também, no III Universo IFMA o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) com os projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do IFMA; o Workshop da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto divulgando os projetos de extensão do IFMA e o Prêmio Curta C&T, para divulgação de pesquisas científicas em formato de vídeo.

Programação


Serão quatro dias com palestras, minicursos, oficinas, rodada de negócios, painéis, entre outras atividades. A abertura, que acontece às 8h da manhã do dia 05, terá a palestra “A Experiência de PD&I da UFSCAR”, com a reitora da Universidade Federal de São Carlos, Wanda Hoffmann. Ela vai falar sobre a experiência da UFSCAR na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

Já o encerramento, que acontece às 15h do dia 08, contará com a palestra “Internet das coisas e internet das coisas móveis: a abordagem ContextNET” que será proferida pelo professor da UFMA Francisco da Silva e Silva. Ele vai falar sobre os conceitos que envolve a Internet das Coisas (IoT), ou seja, dispositivos digitais que operam entre redes de escala potencialmente globais.

Outro destaque será a presença do professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, também, professor visitante no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ijar Fonseca, que fará uma palestra sobre robótica espacial. Já Carnelutti Jacome fará uma oficina sobre modelagem de negócios e uma palestra sobre inovação. Ele é coordenador de Aceleração de Startups do Programa Lemonade, que foi eleito Top 20 pelo Global Acelerator Report e já pré-acelerou 238 startups.

A palestra “Empreendendo desde a Graduação” vai trazer Ricardo di Lazzaro Filho, da Universidade de São Paulo (USP). Ele é o cofundador do laboratório Genera (inovação em saúde) e, também, cofundador e investidor das empresas AppSimples|Outsmart e VR Monkey, MaChiron e da empresa de biotecnologia Lotan Agrosciences. Em sua apresentação ele vai discutir sobre empreendedorismo universitário.

Para mais informações sobre a programação e o evento acesse: https://www.even3.com.br/3universoifma. 


0 comentários:

Postar um comentário