quarta-feira, 8 de novembro de 2017
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), vai realizar pela primeira vez o Encontro Maranhense de Regionalização. O encontro será amanhã (9), das 14 às 19h no Auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, como parte da programação do Salão do Turismo, evento que ocorre paralelo à segunda edição da Expoindústria.

O evento contará com a participação dos 53 gestores e secretários Municipais de Turismo do Maranhão que fazem parte dos 10 polos turísticos maranhenses, além do trade local, estudantes de Turismo e Hotelaria das instituições de Ensino Superior e Técnico do Estado irão participar. No Encontro serão ministradas palestras sobre os Desafios da Regionalização, balanço das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e a plenária com os representantes dos municípios para construção do desenvolvimento estratégico dos Polos.

Um dos convidados especiais do primeiro encontro de regionalização do Estado será o coordenador geral de mapeamento de gestão territorial do turismo do Ministério do Turismo, Leonardo Rio. “O Encontro é uma experiência importante para o Estado do Maranhão, nós da Secretária de Estado de Cultura e Turismo, nos empenhamos para reunir os representantes de cada município integrante dos polos. Juntos iremos discutir e planejar estratégias para o desenvolvimento dos polos”, ressalta a superintendente de Regionalização, Glória Pinto

Mapa Turístico          

Atualmente, o Maranhão possui 53 municípios no mapa do turismo. Em comparação ao ano passado, foram incluídos 16 municípios e excluídos nove, distribuídas em 10 polos. Os novos municípios inclusos no mapa são: Formosa da Serra Negra, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Itinga do Maranhão, Montes Altos, Igarapé Grande, São João do Sóter, Chapadinha, Vargem Grande, Primeira Cruz, Porto Rico do Maranhão, Bequimão, Cajapió, Cantanhede, Pinheiro e Centro Novo do Maranhão.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região. O mapa do turismo funciona como um instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orientador para a criação de políticas públicas.

As ações para a atualização do mapa, seguindo das diretrizes do Ministério do Turismo (MTur), foram executadas pela equipe de Regionalização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), de Abril até julho de 2017. “Foram realizadas reuniões para sensibilização, apresentação dos critérios estabelecidos pelo Ministério para que pudessem apresentar toda a documentação necessária. Muitos municípios tiveram interesse de integrar o mapa pela possibilidade de participar de editais e prospectar recursos federais”, explica a superintendente de Regionalização, Glória Pinto.

O próximo passo é mobilizar os municípios dos 10 polos para que ativem ou reativem suas instâncias de governança do setor turístico. Essas instâncias fazem, principalmente, o alinhamento entre o poder público e iniciativa privada, como os conselhos de turismo.

Periodicidade

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTur e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

0 comentários:

Postar um comentário