domingo, 26 de novembro de 2017

Apresentação teatral, música, poesia, dança e exposição de produtos artesanais. A região Itaqui-Bacanga recebeu, no final de semana a IV Mostra de Talentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), resultado do trabalho realizado ao longo do ano pela Prefeitura de São Luís e executado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Em 2017, o evento tem sido realizado de forma territorializada, mais próxima das famílias de crianças, adolescentes e idosos beneficiados pelo serviço. A primeira-dama Camila Holanda fez questão de acompanhar de perto as apresentações e conferir o envolvimento da comunidade com a ação.

Mais de 5 mil pessoas são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). São 224 grupos distribuídos em 60 bairros, desenvolvendo atividades que contam com a parceria de uma rede socioassistencial formada por 58 entidades conveniadas. O serviço busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. Além disso, as atividades desenvolvidas possuem um caráter preventivo e são sempre pautadas na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social.

"Para mim, é um prazer muito grande partilhar desta tarde festiva e alegre, reforçando o nosso compromisso com esse trabalho assistencial. São cerca de 5 mil crianças, jovens e idosos beneficiados com esse serviço da Prefeitura. Além de contribuir com os objetivos do serviço, a mostra é uma forma de democratizarmos a arte, descentralizando as apresentações e aproximando-as das comunidades", afirmou a primeira-dama.


A IV Mostra de Talentos está sendo realizada de forma descentralizada este ano. Na sexta-feira (24), a ação, que aconteceu no auditório do Parque Botânico da Vale, envolveu os territórios Vila Nova, Vila Bacanga e Anjo da Guarda. As outras cinco edições aconteceram na Cidade Operária, São Raimundo, Bairro de Fátima, Centro e Anil. Mais de 50 apresentações já foram realizadas nas diversas comunidades. Na próxima semana, as mostras envolverão bairros como Vinhais, São Francisco e Bequimão; Maracanã e Estiva; e Sol e Mar e Turu.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, explicou que a descentralização das apresentações atende a uma solicitação das próprias comunidades. "A pedido das crianças e dos idosos estamos realizando as apresentações mais perto de suas casas, de forma a facilitar o acesso das famílias, que cumprem um papel fundamental nesse trabalho desenvolvido nos equipamentos sociais dentro da política social comandada pelo prefeito Edivaldo. Essa é a oportunidade que temos de mostrar o resultado desse serviço", destacou a secretária.

TEMA

Em 2017, a mostra tem como tema: "Direito de Ser: protagonizando na luta contra qualquer forma de exploração". A proposta é, abordando a temática nas apresentações, levar a discussão para as comunidades, além de estimular as diferentes formas de expressões artísticas, possibilitando o exercício da autonomia, solidariedade, participação e protagonismo e o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares.

A dona de casa Aline Diniz foi conferir de perto o resultado do trabalho desenvolvido pelos filhos Maria Alice e Luís Gustavo. "Fico muito feliz em ver a felicidade deles. Eles gostam muito de participar e estavam ansiosos com essa mostra. Acompanho as atividades, das quais eles são sempre motivados a participarem, e percebo o quanto elas contribuem de forma positiva para o desenvolvimento deles e para um melhor desempenho em outras tarefas do dia-a-dia", contou.

Maria Alice, de 6 anos, esteve caracterizada de abelhinha e, ao lado do irmão, Luís Gustavo, 8 anos, vestido de príncipe, recepcionou os convidados da mostra. Os irmãos se apresentaram ao final da mostra e foram aplaudidos pelo público. "Eu gostei muito de participar. Ensaiamos para apresentar e estou me achando muito bonita com essa roupa", disse Maria. "Estou muito feliz de poder participar dessa apresentação", completou Luís.

0 comentários:

Postar um comentário