domingo, 12 de novembro de 2017
São Luís entra no clima natalino com os preparativos da decoração especial que simboliza a data. A Prefeitura executa o trabalho em prédios públicos, praças, igrejas, rotatórias, avenidas e demais espaços públicos. O projeto totaliza 36 espaços com enfeites de Natal, 120 árvores - sendo duas de 15 metros de altura - centenas de peças decorativas e milhares de pontos de luz, enfeitando a cidade. Além dos adereços, será instalada iluminação diferenciada caracterizando o brilho que representa o período. O projeto integra as ações da Prefeitura para todo o período natalino, que terá vasta programação cultural em parceria com o Governo do Estado.

"Para a escolha dos pontos decorados consideramos a grande movimentação de pessoas, a localização geográfica e o apelo histórico, comercial e turístico destes locais. Esse conjunto de fatores favorece os principais pontos da capital, contemplando as áreas mais frequentadas e onde a movimentação de turistas é bem maior. Antecipamos o projeto e ainda este mês a cidade terá espaços decorados para que o cidadão se sinta no clima de Natal", disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

Está sendo feita a decoração da fachada da sede da Prefeitura, no Palácio La Ravardière, Centro Histórico. O local terá adereços luminosos, peças decorativas em formatos diversos e colunas de microlâmpadas em toda a estrutura. O espaço ganha ainda uma instalação de árvore de Natal luminosa com texto 'Boas Festas' e destaque de pontos de luz nas palmeiras e árvores naturais em frente ao prédio. Somam 14 adereços e centenas de luminosos, que contemplam também a Praça Pedro II.

No Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, a Prefeitura prossegue a instalação do conjunto de luminosos de microlâmpadas. O prédio ganha ainda adereços diversos como peças em formato de estrela, pinheiro e laços; e iluminação e decoração da muralha. O prédio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) recebe decoração semelhante.


Uma árvore de 15 metros de altura vai decorar a área da Lagoa da Jansen. A estrutura tem o formato convencional de pinheiro com ramos verdes decorados com os tradicionais motivos natalinos e a estrela luzente no topo. São tubos em led, adereços decorativos em formatos diversos e piscas-piscas. Os postes ao longo da Avenida Ana Jansen também recebem pontos de iluminação.

Outra árvore com as mesmas características será instalada na entrada da cidade, altura do aeroporto, no Tirirical. No Espigão da praia Ponta d'Areia, a iluminação vai decorar o calçadão e o prédio do Forte Santo Antônio. Ainda naquela área serão instalados adereços, peças decorativas e uma árvore de natal, além de anjos e caixa de presente iluminada com microlâmpadas.

PRAÇAS

As praças Benedito Leite, Gonçalves Dias, Praça Pedro II e Nauro Machado, no Centro Histórico; a Praça da Camboa, no bairro Camboa; Deus é Fiel, São Raimundo; e a Praça da Criança, no Itapiracó ganham decoração especial. Entre os itens, iluminação com microlâmpadas, enfeites natalinos na estrutura e árvores naturais, além de peças em formato de anjos, sinos e outros motivos da época espalhados ao longo dos espaços. Colunas dos quiosques destes locais recebem microlâmpadas e áreas do entorno, peças decorativas.

Rotatórias de avenidas de grande movimento recebem itens luminosos com efeitos especiais dos mais variados e diferentes evoluções de brilho. "Quem passar nas rotatórias neste período natalino vai poder apreciar um show de luzes", ressaltou o secretário da Semosp. A decoração vai enfeitar as rotatórias nos bairros São Francisco, Tirirical (na altura do aeroporto), do Olho d'Água e do Calhau (na altura do Comando Geral da Polícia Militar).

O projeto de decoração natalina enriquece fachadas e pilares das principais igrejas da capital - Igreja da Sé, dos Remédios, ambas no Centro; e Nossa Senhora da Conceição, no Cohatrac. Os adereços instalados são cordas luminosas contornando as fachadas. As pontes Bandeira Tribuzi e São Francisco terão adereços em formato de anjos e laços.

O elevado da Casa do Trabalhador e da Cohama; o prédio do Fórum Desembargador Sarney Costa; Viva da Cidade Operária; Avenida dos Libaneses, no Tirirical; e Avenida Litorânea também serão contemplados com a o projeto de decoração natalina.


NATAL CULTURAL

A Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, preparam ainda uma variada programação cultural para o público com atrações em diversos pontos da capital, durante o mês de dezembro. São concertos, espetáculos de teatro infantil, dança contemporânea, shows, fogos de artifícios, apresentações do Papai Noel e o ponto alto, as cantatas natalinas.

O secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão pontua o planejamento da gestão para o Natal. "Nossos equipamentos municipais de cultura têm uma vasta programação alusiva ao Natal, a exemplo da Biblioteca Municipal, que todos os anos realiza desde oficinas de artesanato à contação de histórias, contemplando todas as idades", ressaltou o gestor.

"O período é momento de confraternização e união de todos. Esta ação parceria com a Prefeitura vai disponibilizar uma série de atividades para a população com apresentação de vários artistas e representando um importante estímulo para a economia e o turismo", enfatiza o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Diego Galdino.

0 comentários:

Postar um comentário