quarta-feira, 29 de novembro de 2017
 
Alongamento, dança e outras atividades de movimentos do corpo. Assim foi a tarde desta terça-feira (28) para idosos beneficiados pelas ações do programa São Luís Saudável, executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel). O grupo, que se reúne regularmente no Parque do Bom Menino, participa de atividades como caminhadas e passeios que estimulam, além da movimentação do corpo, a integração entre os membros do grupo e a independência dos idosos.

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin, enfatiza que a execução do programa, de determinação do prefeito Edivaldo, favorece os idosos e é uma oportunidade para que tenham, de forma orientada, uma vida mais saudável. "A regularidade das atividades físicas é fundamental para a melhoria da condição de saúde desses idosos. Esse é um serviço que permite que os acompanhemos de perto, com profissionais competentes que desenvolvem as atividades de modo que elas contribuam para o bem-estar dos integrantes do grupo", diz o secretário.

SAÚDE

O programa São Luís Saudável é voltado para os idosos e é desenvolvido em 11 núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. A ação já beneficia mais de 600 idosos em toda capital e objetiva fomentar a prática esportiva entre os idosos. Além do Parque do Bom Menino, as atividades do programa são desenvolvidas em polos como Vila Nova, Cohab, Bequimão, Parque Sabiás, Divinéia, Bairro de Fátima e Cidade Operária. O programa contribui, ainda, para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos.

A educadora física da Semdel, Kamilla Cutrim, acompanha os idosos inseridos no programa e destaca que é perceptível o desenvolvimento de cada um deles. "Alguns idosos chegam aqui com os movimentos comprometidos, com dificuldades de andar e até usando bengalas. Ao frequentar as atividades regularmente, eles passam a se movimentar melhor e chegam até a largar as bengalas. Isso é bom não só para a saúde como também para a autoestima deles, já que eles se sentem mais confiantes e independentes", contou.

O programa incentivou a aposentada Maria Feliciana Fernandes, 83 anos, a sair da sua zona de conforto e buscar uma vida mais saudável. Ela conta como as atividades do programa têm contribuído para o seu bem-estar. "Gosto demais de vir. Não falto um dia de atividade. Lá em casa, ninguém conta comigo nesses dias. O dia que eu faço atividades aqui eu não sinto tantas dores à noite quando vou dormir", aponta a aposentada.

0 comentários:

Postar um comentário