quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Parceria da Prefeitura de São Luís com o Instituto Alcoa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a edição deste ano do programa Educação Comunitária Ambiental (Ecoa), foi encerrada nesta terça-feira (28), no Centro de Convenções Paulo VI, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O programa tem como objetivo construir sociedades sustentáveis por meio da educação ambiental voltado para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Em 2017, dez escolas municipais participaram das atividades e em média 200 estudantes foram envolvidos nos projetos.

O Ecoa acontece há três anos e foi realizado nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva), Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), Gomes de Sousa (Vila Maranhão), Hortência Pinho (Coqueiro) e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Pedrinhas). Este ano, as ações foram expandidas para outras cinco escolas da zona rural: U.E.B. Augusto Mochel, Amaral Raposo, Antonio Baldez, Uruati e Rosilda Cordeiro.

"O desenvolvimento do projeto nas escolas influencia positivamente em todos os aspectos, desde o organizacional até o envolvimento da comunidade escolar. É gratificante ver professores, estudantes e pais envolvidos nas atividades e saber do compromisso de todos para a efetivação do projeto", disse o titular da Semed, Moacir Feitosa.

FORMAÇÕES

O programa Ecoa é composto por curso de formação de professores, desenvolvimento de projetos, acompanhamento pedagógico nas escolas e desenvolvimento das Missões Ecoa nas escolas (no contraturno escolar, círculo de aprendizagem e coletivos escolares).

Com iniciativa do Instituto Alcoa, desenvolvida por meio de parceria com as secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, as formações acontecem em São Luís desde 2014. Foram quatro encontros durante o ano de 2017.

0 comentários:

Postar um comentário