quinta-feira, 9 de novembro de 2017
O Sebrae no Maranhão, quatro entidades empresariais assinaram termos de parceria para realização do Salão do Turismo, nesta terça-feira (7), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Os documentos estabelecem como cada parceiro atuará durante o evento que acontecerá desta quarta-feira (8) a sexta-feira (10) e é promovido pelo Sebrae e Governo Estadual, por meio da Secretária Estadual de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

As entidades que assinaram os termos de parceria são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-MA), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

Os termos foram assinados pelos diretores do Sebrae no Maranhão, João Martins (Superintendente) e José Morais (Técnico), pelo presidente da entidade, João Antônio Barros; pela ABAV-MA, pelo presidente Jansen Santos; pelo Senac, José A José Ahirton Batista Lopes, e pela superintendente do Sehama, Meire Silva.

“Com o Salão de Turismo, estaremos trazendo uma mostra do potencial cultural, religioso e natural do Maranhão e uma programação técnica que nos dá uma amostra de como poderemos transformar o turismo gerador de riqueza e distribui-la pelo trabalho para o povo maranhense”, disse o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Para o diretor técnico do Sebrae, José Morais, o Salão tem como uma de suas principais propostas mostrar os diversos produtos turísticos que o Maranhão dispõe e apontar caminhos para amadurecer os destinos turísticos maranhenses.

“O Maranhão é muito mais que Barreirinhas e Chapada das Mesas. Temos uma grande diversidade de destinos turísticos que precisam ser trabalhados. O Sebrae, em parceria com o poder público e outras entidades tem feito um esforço para diagnosticar e apontar caminhos para tonar estes destinos prontos para receber”, comentou.    

DIALOGO

A representante do governo estadual, a superintendente de Promoção e Marketing da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Cristiane Muller, falou sobre a proposta do Salão de Turismo. “ A proposta maior é mostrar toda a riqueza cultural, histórica, natural que o estado oferece para o maranhense e aqui minimamente mostramos as belezas do Maranhão”, observou.  

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, ressaltou o esforço que está sendo feito para o Salão, “Este Salão é uma grande oportunidade de prospecção de negócios para São Luís e para o estado”, observou.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, afirmou que uma das grandes vantagens que o Salão do Turismo oferece é a possibilidade de diálogo. “O canal de diálogo que está se abrindo para que os polos turísticos do estado conversem entre si aumenta o potencial de geração de negócios. Queria agradecer ao Sebrae, ao Governo do Estado e aos parceiros que estão tornando isso possível”, disse.

EVENTO

O Salão de Turismo é um espaço estruturado para atender e despertar para o empreendedorismo industrial, bem como disponibilizar aos empresários de pequenos negócios da cadeia de valor do turismo informações sobre inovação, gestão e conhecimento sobre assuntos que afetam o dia a dia das MPEs que atuam neste segmento, além de proporcionar e contato direto com geradores de oportunidades de negócios, com as empresas online de turismo.

Esta estrutura será montada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e terá exposição e painéis sobre os 10 polos turísticos do Maranhão e do Fórum da Balaiada, que está em estruturação. Além disso terá oportunidades de negócios em artesanato, gastronomia, receptivos e meios de hospedagem.

Na programação técnica estão previstas 29 ações nos três dias de evento: 15 palestras, sete oficinas, três aulas show de gastronomia, um curso de etiqueta a mesa, um workshop, um seminário, um encontro regional e uma mesa redonda. 

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