CAMPANHA: REVIVA

terça-feira, 26 de dezembro de 2017
Opções de lazer ao alcance de todos com igualdade de acesso e inclusão social. As diversas obras do Governo do Estado voltadas para os espaços públicos têm como foco promover a interação de pessoas de todas as idades. O resultado das obras é mais qualidade de vida para a população e novos atrativos turísticos que impulsionam a economia. Entre as dezenas de intervenções, a construção e reformas de praças, urbanização de áreas litorâneas e reservas ecológicas, além de reformas em diversos equipamentos, contemplando todo o Maranhão.

“Os serviços seguem um cronograma de melhorias emergenciais em áreas que necessitavam de revitalização, e outros onde não havia qualquer opção para o lazer. Dessa forma, o governo torna acessível esses equipamentos a todos”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto. Ele explica que o foco do projeto de revitalização e recuperação dos espaços públicos é incentivar as relações entre pessoas de todas as faixas etárias.

Em São Luís, na área do Centro Histórico, o Governo do Estado reformou a estrutura do Convento das Mercês e continuará o trabalho com toda a revitalização desse espaço. Foi restaurado o coreto da Avenida Beira-Mar e os monumentos da Pedra da Memória e da Pirâmide na Praça Manoel Beckman.

Na área da Praia Grande, houve a reforma nas praças Valdelino Cécio e da Faustina, escadaria do Beco Catarina Mina, a área de venda de comidas típicas na Rua Alfandega e a Praça Nauro Machado, onde foi instalado um posto policial da Companhia de Polícia Independente de Turismo (CPTur).

A Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA), entre o Parque Vitória e o Itapiracó, se transformou em um amplo complexo de cultura e turismo com preservação ambiental. O espaço ganhou equipamentos para lazer, 16 praças, sendo três com campo de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei, trilhas ecológicas, pista de cooper, calçadão, três estacionamentos para 250 veículos e segurança 24 horas.

Outra área de proteção, o Parque do Rangedor, entre os bairros Cohafuma e Calhau, terá recuperadas as áreas verdes e ganhará cinco praças, dois estacionamentos, pista de caminhada, ciclovia, trilhas naturais, playgrounds, academias ao ar livre, campo de beach soccer oficial, quadras poliesportivas, espaços de convivência, arborização e uma lagoa natural. O parque recebeu nova cercadura e está em obras.

No Espigão da Ponta d’Areia, a revitalização do Forte Santo Antônio da Barra, que ganhou vários equipamentos, se soma às ações de revitalização em áreas de grande visitação turística da cidade. O espaço é, agora, um centro cultural e turístico com memorial, museu de embarcações, livraria, cafeteria, auditório, estacionamento, calçadão, ciclovia e reinstalação de 13 dos 22 canhões.

Complexo Lagoa da Jansen

Na Lagoa da Jansen, a praça construída pelo governo possui um parquinho com oito brinquedos, sendo dois adaptados - um balanço e um carrossel. Atrativo para crianças, jovens, adultos e idosos, a praça modernamente estruturada conta ainda com arborização, área para piqueniques e esporte, mesas de ping pong, escorrega, pista de caminhada e estacionamento. Após a entrega, o espaço é um dos mais frequentados.

Uma das principais atrações da Praça da Lagoa é o foguete suspenso de 10 metros de altura e 25 metros de extensão. Também na área do Parque Estadual da Lagoa da Jansen, a Concha Acústica Reynaldo Faray recebeu ações de revitalização e teve recuperada toda sua estrutura. O espaço estava abandonado há mais de quatro anos e ganhou novo palco, cobertura, camarins, piso, banheiro externo, arquibancada e calçada do entorno. 

“Este é mais um equipamento cultural que o Governo do Estado devolveu aos maranhenses e onde agora são realizados diversos projetos culturais para a população”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. A lagoa teve ainda sua área despoluída com retirada de mais de 70 pontos de esgoto.

Outras regiões

Nos municípios do interior, mais áreas beneficiadas com espaços de lazer. Um dos maiores e mais importantes espaços de turismo da cidade de Imperatriz, a Avenida Beira-Rio foi reurbanizada e ganhou equipamentos de lazer. Desde a inauguração, em 1994, o local não recebia grandes obras. Agora o cartão-postal conta com uma lagoa artificial, uma praça de eventos, espaços de contemplação compostos por praças e jardins descortinados, espaço para feiras populares, espaço de lazer infantil, passarela na lagoa e estacionamento com mais de 400 vagas.

No município de Codó, estão em andamento os serviços de recuperação e construção na área do Parque Ambiental. “Nessa ação, o governador Flávio Dino cumpre seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a sociedade”, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho. Na estrutura, duas quadras poliesportivas cobertas, quadra de futebol de areia, pista de caminhada, pista de bicicleta e locais para praticar skate e outras brincadeiras.

Já na cidade de Amarante, está em construção um Centro Esportivo que terá jardim, áreas de circulação, sala de professores, depósito de materiais esportivos, sala multiuso, recepção, depósito, administração, vestiários, sala de reunião, copa, cantina, pátio e banheiros. Será construída uma quadra poliesportiva de dimensões oficiais e arquibancada com capacidade para 338 pessoas.

Em Timon e Parnarama, as praças entregues beneficiaram a população com espaços adequados à interação e lazer. Essas áreas receberam equipamentos para a diversão de crianças, com parquinhos, academia e áreas de passeios de bicicleta ou patins. “Os investimentos são planejados e integrados às ações de infraestrutura permitindo a melhoria da qualidade de vida das pessoas com direitos iguais a todos”, enfatiza o secretário Clayton Noleto.

0 comentários:

Postar um comentário

MARENCANTO

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Yes

Colégio Batista

Colégio Batista

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Posseidon Hotel Ltda