segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
O Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Cultura e Turismo (Sectur) e da Universidade Federal do Maranhão – UFMA apresentou nesta segunda-feira (11) os primeiros resultados do Observatório do Turismo do Maranhão, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado do Estado que analisa o comportamento da atividade turística maranhense, contribuindo para que o destino se torne cada dia melhor para seus visitantes e moradores.

“Promovemos ações estruturantes em conjunto com ações promocionais. Em um passado próximo, o que ouvia-se falar do Maranhão fora do estado era da crise carcerária e da balneabilidade das praias, conseguimos mudar isso, tornando o estado atrativo para turismo de lazer e de negócio. Construímos estradas que viabiliza o turismo interno e estados vizinhos, atraímos eventos acadêmicos, criamos um calendário permanente de programação no Centro Histórico. Agora vamos trabalhar para restaurar nosso patrimônio e atrair muito mais turistas para conhecer as belezas do nosso Maranhão”, declarou o Governador Flávio Dino na oportunidade.

No lançamento, as informações coletadas foram apresentadas ao público pelo coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado ao grupo de pesquisa turismo, cidades e patrimônio da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Saulo Ribeiro dos Santos. Ele destacou a importância das pesquisas realizadas para o Estado.

“Inicialmente já desenvolvemos algumas pesquisas da demanda turística tanto da cidade de São Luís, como de Alcântara e Carolina, para identificar não somente o perfil das pessoas que visitam o estado, mas também qual é a opinião delas sobre a infraestrutura e o serviço oferecido. Como eles observam os equipamentos culturais e os atrativos enquanto destino turístico. Para que a partir desses dados, a gente possa direcionar politicas públicas adequadas e elaboração de planejamento estratégico voltado para a atividade turística”, afirmou.

O evento reuniu gestores públicos e privados, membros do Conselho Estadual de Turismo, discentes e docentes dos cursos de Turismo e Hotelaria do Maranhão, trade turístico e demais setores ligados à atividade turística.

Dados coletados

O levantamento das informações para a produção das pesquisas começou a ser realizado no Réveillon de 2016. Quase um ano depois, o Observatório do Turismo conseguiu reunir dez distintas análises sobre o turismo no Estado. Os dados estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico da secretaria de Estado da Cultura e Turismo (sectur.ma.gov.br).

De acordo com os dados coletados, 36% dos turistas que visitam São Luís, são do próprio estado, 13% são do Pará e 9% são de São Paulo. A média de permanência desses visitantes na cidade é de um a cinco dias. Ainda segundo as pesquisas, 45% dos turistas são atraídos por sol e praia, enquanto 21% pelo Patrimônio Histórico. Outras doze pesquisas estão projetadas para serem realizadas no ano de 2018.

“Agora temos como monitorar o turismo no estado. Quando há um controle dos dados, a tomada de decisões é facilitada. Serve como constante aprendizado de novas práticas no Turismo”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Para o presidente a Associação Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), Paulo Coelho, o Observatório do Turismo é motivo de comemoração. “Com essas pesquisas e esses dados, os empresários que já existem no Maranhão e os que pretendem investir vão conseguir ter uma perspectiva melhor para direcionar seus negócios”, afirmou.

Ações do Turismo

Na ocasião, um estudo qualitativo com ações do turismo foi apresentado pelo Secretário Adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga. Segundo o Secretário, a melhor movimentação dos últimos cinco anos na alta temporada é fruto do modelo de promoção turística implantado no Estado.

“Este ano fizemos uma excelente divulgação do Estado. Participamos das 10 principais feiras nacionais, além de presença em duas feiras internacionais, promoção de press trips [viagens] com jornalistas do setor e o lançamento da nova marca turística. O objetivo é continuar a fortalecendo  essa estratégia”, explica.

Um comentário:

  1. Não há estratégia de marketing nem plano de comunicação que resistam sem coleta, processamento e análise de dados.

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