quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
A cachaça sempre foi um produto muito apreciado pelos maranhenses, inclusive com vários municípios produtores no interior, como Pastos Bons, Sucupira do Norte, São João dos Patos e Mirador. No entanto, essa produção ainda é pouco tecnificada e incentivada. Por isso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), em parceria com o Instituto de Agronegócio do Maranhão (INAGRO), assinou nesta semana a ordem de serviço que inicia os trabalhos para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Cachaça com assistência técnica e difusão de tecnologia.

Este trabalho consistirá no mapeamento de propriedades produtoras de cana de açúcar no sertão maranhense, após todos os levantamentos, os dados serão reunidos em uma plataforma eletrônica que possibilitará um diagnóstico da situação de cada município e das ações a serem realizadas de acordo com as necessidades apresentadas, partindo deste diagnóstico serão selecionadas as propriedades de maior potencial produtivo, para a realização de assistência técnica e gerencial.

Para o presidente do INAGRO, José Ataíde, “Essa parceria com a Sagrima é muito importante, pois teremos o levantamento de todas as propriedades que tem produção de cana de açúcar e possuem alambiques para o desenvolvimento de ações na cadeia da cachaça.” Disse.

Inicialmente serão mapeados cerca de dez municípios da região do sertão maranhense, iniciando por Pastos Bons. A previsão é que até o final de fevereiro esse levantamento chegue a marca de 200 propriedades.

Fábio Silva, Diretor executivo do Inagro, ressaltou que “Esperamos que ao final desse processo de diagnóstico, tenhamos o material necessário para fazer a melhor estratégia de intervenção, em que nós poderemos encaminhar a política pública adequada para ter um produto final de qualidade e competitividade, tendo a abrangência necessária que essa demanda dos produtores do médio sertão precisa.” 

A Sagrima, em parceria com o Senar, visando o desenvolvimento da produção e da agro industrialização da cachaça no Estado, ofertará as propriedades assistência técnica e acompanhamento gerencial, por meio de palestras e cursos.

O Secretário Márcio Honaiser, destacou que, “A ação do Inagro em parceria com a Sagrima possibilitará o desenvolvimento da cadeia da cachaça na região do sertão maranhense, onde já existe uma grande produção, porém a assistência técnica que levaremos por meio dos cursos, treinamentos e qualificações possibilitaram uma melhor produção, para que que possamos colocar a nossa cachaça de forma comercial, respeitando  todas as adequações necessárias. Em breve o Sertão Maranhense terá uma cachaça legitimamente maranhense e de qualidade.”

0 comentários:

Postar um comentário