Assembleia Legislativa do Maranhão

sábado, 2 de dezembro de 2017
São mais de 6 mil vagas oferecidas para os Cursos Técnicos de Nível Médio. O resultado final será publicado no dia 09 de janeiro de 2018.

As provas do Seletivo 2018 para os cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão serão aplicadas no próximo domingo, 03 de dezembro. O total de candidatos inscritos foi de 48.475 pessoas para um total de 6475 vagas, o que gerou uma concorrência de 7,49 candidatos por vaga, se considerarmos todos os cursos e todos os campi participantes do processo seletivo. Os portões serão fechados às 13h (horário local). Os candidatos terão quatro horas para responder 40 questões, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de matemática.

A consulta pública aos locais de provas foi liberada no último dia 07 de novembro. Em São Luís elas serão realizadas nas seguintes escolas: Centro de Ensino Barjonas Lobão (Bairro Cohatrac III); Centro de Ensino Cidade de São Luís (Bairro Cohab Anil III); Centro de Ensino João Francisco Lisboa - Cejol (Centro); IFMA - Campus São Luís Centro Histórico (Centro); IFMA - Campus São Luís Maracanã (Bairro Vila Esperança); IFMA – Campus São Luís Monte Castelo (Bairro Monte Castelo); Unidade Integrada Força Aérea Brasileira (Bairro São Cristóvão). A novidade para este ano é que mais duas escolas foram acrescidas na capital: Centro de Ensino Liceu Maranhense (Centro) e Universidade Federal do Maranhão - Centro Pedagógico Paulo Freire (Bairro Vila Bacanga).   

Com o objetivo de garantir a segurança do Processo Seletivo, a Reitoria solicitou junto às autoridades ligadas à Polícia Militar, Companhia Energética do Maranhão e Secretaria Municipal de Transportes a disponibilidade de agentes da PM para acompanhar a aplicação das provas, a colaboração da Cemar no sentido de evitar reparos na rede elétrica no domingo, dia 03 de dezembro, próximo às escolas onde acontecerá o seletivo, bem como o reforço na circulação do transporte público nesta mesma data.

Concorrências

O campus com concorrência maior foi o de São José de Ribamar, com 2805 candidatos inscritos para um total de 120 vagas, o que representa uma concorrência de 23,38 pessoas por vaga. Em seguida, vem o Campus São Luís – Centro Histórico, com 4.972 inscritos para 245 vagas, gerando uma concorrência de 20,29 candidatos por vaga. Em terceiro lugar está o Campus São Luís – Monte Castelo, com uma concorrência de 13,28 candidatos por vaga, sendo 8.896 inscritos buscando lugar em 670 vagas.

Já os cursos mais concorridos ficaram concentrados nos campi da região metropolitana de São Luís. O curso mais concorrido no geral foi Técnico em Mecânica Subsequente, do Campus Centro Histórico, com 59,38 candidatos inscritos para cada vaga. Para este curso, 2375 candidatos se inscreveram para disputar 40 vagas. Na sequência dos cursos mais concorridos, vem o Técnico em Processos Fotográficos Subsequente, também do Centro Histórico, com 1366 inscritos para 30 vagas (45,53 candidatos por vaga). Em terceiro lugar está o Curso Técnico em Administração Subsequente, 1603 inscritos para 40 vagas, totalizando uma média de 40,08 candidatos por vaga.

Concorrência no sistema de cotas

Entre as vagas disponibilizadas no sistema de cotas, entre os alunos de escola pública, as maiores concorrências foram registradas no Campus Centro Histórico e São José de Ribamar. O curso mais concorrido nesta categoria foi o de Técnico em Processos Fotográficos Subsequente, do Centro Histórico, com 175 candidatos por vaga. Foram exatamente 175 inscritos para a única vaga na cota de escola pública com renda inferior a 1,5 salários mínimos.

Em seguida aparece o Curso Técnico em Informática Subsequente também do Centro Histórico, com 144,5 candidatos por vaga (foram 289 inscritos para duas vagas na cota de escola pública com renda inferior a 1,5 salários mínimos). O terceiro curso mais concorrido nas cotas de escola pública é do Campus São José de Ribamar. O Curso Técnico em Administração Subsequente teve 194 inscritos para duas vagas, resultando em uma média de 97 candidatos por vaga.

No sistema de cotas para deficientes, o curso mais procurado foi o de Técnico em Administração do Campus São José de Ribamar, com 13 inscritos para uma vaga.

De acordo com o edital, a divulgação do Resultado Final e da Lista de Excedentes será no dia 09 de janeiro de 2018.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista