domingo, 17 de dezembro de 2017
Aconteceu em Morros, o I encontro de gestores municipais, promovido pelo Consórcio público intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste). O evento foi realizado paralelo à Feira dos Municípios, outra realização do Conleste, com o apoio do governo do Maranhão, através da Agência Metropolitana.

Durante o encontro foi tratado sobre as potencialidades do Conleste e a importância do planejamento dos municípios através do consórcio. O gerente executivo do Conleste, Ozenildo Correia, apresentou a política de desenvolvimento territorial em cinco aspectos: histórico do Conleste; a legislação do marco legal do Consórcio; o ganho para os municípios que fazem parte da instituição; os desafios de trazer os municípios para se tornarem consorciados e as estratégias de gestão. “Ao longo das últimas quatro gestões, desde 2005, tivemos avanços muito positivos, mas o nosso maior desafio tem sido trazer os municípios para o consórcio e estabelecer uma relação intersetorial, facilitando a comunicação e desenvolvimento de políticas públicas e ações entre gestores e secretários”, disse o gerente executivo. 
Estiveram presentes no evento, o presidente do Conleste e prefeito do município de Morros, Sidrack Feitosa, vereadores e secretários dos municípios da região Norte e Leste, o Presidente da Agência Metropolitana (AGEM) Pedro Lucas Fernandes, e o secretário de estado da Agricultura Familiar (SAF) Adelmo Soares.

Os representantes do governo, foram recepcionados em Morros pelo prefeito Sidrack, que em seu discurso agradeceu as parcerias e investimentos através do Conleste e lembrou da importância de desenvolver as regiões Norte e Leste do Maranhão. “É necessário entender a necessidade de pensar os investimentos e desenvolvimento dessas regiões de forma coletiva, projetando contemplar o máximo de ações que beneficiem a todos”, disse o presidente do Consórcio.

Além de representantes políticos, lideranças e a sociedade civil também fizeram parte do evento grandes empresas como o banco do Nordeste e a Cemar, que na ocasião falaram da facilitação na renegociação de dívidas através dos municípios e da Tarifa Social de energia elétrica, benefício instituído a partir do número de inscrição social, proporcionando descontos de até 65% nas contas de energia.

Texto e Imagens Extraído: https://noticiasdomunim.com

0 comentários:

Postar um comentário