domingo, 3 de dezembro de 2017

Um mês dedicado às expressões artísticas e descoberta de potenciais talentos que vivem nas diversas comunidades de São Luís. Assim foi a Mostra de Talentos 2017, que contabilizou mais de 85 apresentações culturais, incluindo dança, teatro, música, artesanato e poesia. Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), a mostra foi encerrada na União de Moradores do bairro Vicente Fialho, envolvendo os territórios do Bequimão, Vinhais e São Francisco.

"Em nome do prefeito Edivaldo eu quero agradecer a todos os profissionais da Semcas que aceitaram o desafio de realizar as mostras nas mais diversas comunidades, indo do Centro à zona rural. Agradeço aos grupos e rede conveniada que também se envolveram na proposta. Pudemos apresentar um pouco do que é realizado no dia a dia do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da nossa cidade. Um sucesso de público e participantes", comemorou a titular da Semcas, Andréia Lauande ao participar do evento na última quinta-feira.

Os organizadores estimam que participaram aproximadamente 80 grupos, sendo 60 de crianças e adolescentes e 20 de idosos, envolvendo cerca de 900 participantes e 58 instituições que ajudam a executar o SCVF de forma indireta. A Mostra de Talentos 2017 percorreu as áreas Cidade Operária, Vila Janaína e Cidade Olímpica; Maracanã e Estiva; João de Deus, Cohab e Anil; Bairro de Fátima e Coroadinho; São Raimundo; Vila Nova, Vila Bacanga e Anjo da Guarda; Sol e Mar e Turu e Vinhais, São Francisco e Bequimão.

Domingas Frazão, 71 anos, aposentada, participa do SCFV há quatro anos e se apresentou dançando carimbó. Ela afirma que a dança fez a diferença na vida dela. "Quando eu descobri o Centro de Referência da Assistência Social que ficava no Vicente Fialho, entrei pro grupo e estava com depressão, tomando medicação, meu marido havia falecido, então eu estava em momento muito conturbado. Ao participar das atividades foi como se eu tivesse voltado a viver. Conheci pessoas, faço artesanato, dança e atividade física. Estar na mostra é uma comemoração desse novo momento", ressaltou Domingas.

DESCENTRALIZADA

Esta foi a quarta edição do evento, que diferente dos anos anteriores, veio de forma descentralizada. Anteriormente ela era concentrada em apenas um dia. Este ano, além de um cortejo cultural pela Rua Grande e abertura oficial no Teatro da Cidade, no dia 26 de outubro, foram realizados nove eventos, envolvendo cerca 70 bairros, nas 20 regiões onde estão instalados os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os três Centros de Convivência: Casa do Bairro, no centro histórico, da Vila Luizão e Circo Escola, na Cidade Operária.

A partir do tema "Direito de Ser: protagonizando na luta contra qualquer forma de exploração", as manifestações artísticas que passaram pelo palco da Mostra de Talentos 2017, trouxeram as apresentações de cacuriá, teatro, hip hop, música e poesia sempre como alerta contra a exploração sexual, o feminicídio, a pedofilia, o trabalho infantil e o respeito ao idoso.

Sucesso também de público, a última Mostra contou com a participação expressiva das comunidades do entorno do bairro Vicente Fialho. Leidivane Pereira, 24 anos, moradora do Recanto Fialho, que estava acompanhada de vizinhos, disse está satisfeita com o que viu. "Eu achei tudo muito bonito. Vim aqui pra acompanhar e achei legal ter essas apresentações perto de casa", afirmou.

TALENTOS


A Mostra de Talentos é um evento anual de culminância do SCFV e tem o objetivo de promover a integração e a valorização dos talentos individuais e coletivos de crianças, adolescentes e idosos, fortalecer a troca de experiências entre os diversos grupos, bem como valorizar as diferentes formas de expressão artística, dando visibilidade ao Serviço nas comunidades e às famílias dos atendidos.

O Serviço de Convivência é desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), nos Centros de Convivência da Vila Luizão, Casa do Bairro e Circo Escola e por meio de instituições conveniadas.

0 comentários:

Postar um comentário