quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Os pesquisadores do Observatório do Turismo do Maranhão vinculado ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo Professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos fizeram levantamento entre os dias 20 a 27 de dezembro de 2017 com 26 meios de hospedagem de São Luís para identificar a taxa de ocupação hoteleira durante o período do Ano Novo (29 de dezembro de 2017 a 01 de janeiro de 2018).

A metodologia utilizada consistiu em envio de e-mails e também ligações para os empreendimentos pré selecionados situados por localidade, a saber: Calhau/Litorânea; Olho D’água; Ponta do Farol/Ipem Calhau; Ponta D’Areia; São Francisco/Renascença; Centro Histórico.

De um total de 26 meios de hospedagens a média da taxa de ocupação hoteleira para o período é de 85,63%. Equiparando-se a outras cidades do Brasil, São Luís está na média, pois Rio de Janeiro tem previsão de 90%, Búzios com 80%, Fortaleza e Vitória esperam superar 90%, Salvador tem previsão de 100% e Maceió com 87%.

Desde o final de 2016, o Observatório do Turismo do Maranhão tem realizado diversas pesquisas com o objetivo de atualizar os dados estatísticos dos dez polos turísticos do Maranhão. Algumas foram inéditas e outras estão complementando informações quanto à demanda turística. Para 2018, os pesquisadores do pretendem pela primeira vez anunciar o real fluxo turístico do polo de São Luís, pois, esta é uma informação valiosa para quem trabalha com o turismo.

O Nordeste está em alta com o anúncio do hub da Gol Linhas Aéreas/ KLM/Air France em Fortaleza, assim como novos voos internacionais para as cidades de Recife e Salvador, o que deixará a região mais conectada com os principais emissores internacionais (Europa e EUA). Portanto, o Maranhão precisa se preparar para direcionar políticas públicas de turismo adequadas e também aproveitar o boom turístico. Por isso, fazem-se necessárias pesquisas de cunho turístico com fins estatísticos.

Por outro lado, São Luís está passando por um processo de ampliação e readequação de produtos turísticos como: Forte Santo Antônio; Feirinha São Luís; Sarau Histórico; Passeio Serenata; Passeio Náutico; Museu do Reggae; Eventos culturais no Centro Histórico, Lagoa e Litorânea; Espigão da Ponta D’Areia, Complexo histórico da Rua Grande e praças Deodoro e Pantheon; Prédio da Reffesa; Conjunto Fabril Santa Amélia. Ações como estas que impulsionam o turismo e o lazer na cidade, não só para o turista, mas também moradores. É preciso que o estado e setor privado continuem investindo em infraestrutura e novos serviços para que o turismo promova forte impacto econômico no Maranhão. 

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