terça-feira, 9 de janeiro de 2018
O Centro Cultural Convento das Mercês, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promovem nos dias 15 e 16 deste mês, das 14h às 17h, no antigo Convento das Mercês, o workshop “Mediação Cultural: a experiência como processo criativo”, que será ministrado pela técnica do Sesc Paula Barros.

Ao todo estão sendo disponibilizadas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (12), das 14h às 17h, na “Casa de Cultura” Convento das Mercês – bem cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), localizado à rua da Palma, 502, Desterro, no Centro Histórico de São Luís, com a diretora de Educação da FMRB, Tatiane Soares, responsável pelo o workshop.

Com uma carga horária de seis horas, o workshop propõe fazer uma reflexão ampliada a partir das narrativas mediadoras dos participantes, entrelaçando conceitos e experiências como processo criativo em contextos educativos, além de discutir as conexões entre a cultura visual e a mediação cultural no contexto contemporâneo em arte e destacar a experiência como ponto de partida norteador e o imaginário presente na construção poética de relações e processos de criação.

O workshop terá como metodologia diálogos propositivos e vai aborda também a “a/r/tografia” como referencial metodológico que relaciona o artista, o pesquisador e o educador como sujeitos interligados que constroem possíveis caminhos para ações educativas que potencializam a imaginação criadora. 

O encontro também consolida e amplia uma parceria do Convento das Mercês e o Sesc, que no final do ano passado, promoveram o workshop “Expografias”, ministrado pela técnica de cultura do Sesc, Betânia Pinheiro, com a participação de técnicos de casas de cultura da capital e interior do Maranhão. 

Entre outros temas e assuntos foram debatidos, de forma dialogada, vários conceitos e concepções de “expografia”, abordando essencialmente a exposição de arte, apresentação intencionada, e que estabelece um canal de contato entre um transmissor e um receptor, com o objetivo de influir sobre ele de uma determinada maneira, transmitindo-lhe uma mensagem.

0 comentários:

Postar um comentário