quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Segundos dados da Cemar, em 2017, houve um aumento de 13% no número de acidentes com quebra de postes em todo Estado. Só na Grande Ilha esse número elevou em 46% o número de acidentes

Conhecidos como abalroamento, os acidentes de trânsito com quebra de postes tendem a tornarem-se mais comuns em períodos chuvosos, principalmente pelo descuido com a pista molhada. Estes acidentes afetam tanto os ocupantes dos veículos e seus familiares, como os moradores próximos ao acidente, já que o mesmo pode ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população local.

Esta é uma situação que gera desconforto e desperdício, pois o recurso utilizado para repor o poste e seus componentes poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A Cemar tem intensificado ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente agora, época de chuvas mais constantes e intensas. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes - atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro, preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

Os números de acidentes com essas características no Estado são preocupantes. Durante todo o ano de 2017, no Maranhão, foram contabilizados pela Cemar 2.109 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quase 6 postes por dia. Destes, 512 aconteceram em São Luís.

As colisões com postes são situações preocupantes, pois tem aumentado este tipo de ocorrência ao longo dos anos. A maior parte das ocorrências estão relacionadas ao excesso de velocidade, condução de veículos sob efeito de álcool ou drogas, falta de atenção dos condutores como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos. Este tipo de acidente ocorre principalmente nas vias mais rápidas das grandes cidades ou nas rodovias de acesso.

Segundo o executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, “com o período chuvoso as pistas ficam escorregadias e muitos obstáculos ficam cobertos pela água dificultando a percepção dos motoristas. Os principais cuidados são andar sempre em velocidade reduzida e manter a manutenção dos veículos em dia. Evite sair com seu veículo durante as chuvas fortes e, redobre a atenção durante as chuvas no período noturno”.

ESTADO DO MARANHÃO
GRANDE SÃO LUÍS
2017
2.109 acidentes
512 acidentes

2016
1.860 acidentes
350 acidentes

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Cemar aconselha as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta que a população entre em contato com nossos canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no site www.cemar116.com.br, ou pelo aplicativo para smartphones Android e IOS), e informe o local com ponto de referência. A Cemar dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

0 comentários:

Postar um comentário