sábado, 3 de fevereiro de 2018
Mais de 350 estudantes do 1º ciclo da alfabetização (1º, 2º e 3º anos) da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mário Andreazza, na Liberdade, encerraram nesta sexta-feira (2) as atividades do projeto "Lendo, aprendendo e resgatando valores através de histórias de fé". Por meio de paródias, música, dança e performances teatrais, os alunos, com idade entre 6 e 9 anos, apresentaram as histórias bíblicas de Moisés, do rei Josias, de Jonas e do profeta Samuel, onde valores como respeito, obediência, bondade e amor ao próximo foram colocados em evidência.

A gestora da U.E.B. Mário Andreazza, Ana Ruth Barros, conta que o projeto teve início no fim do mês de agosto, com reuniões de pais e rodas de leitura com os estudantes. Ela informa, ainda, que no decorrer do projeto os professores trabalharam em sala de aula o resgate de valores com a utilização de vários recursos pedagógicos, como contação de histórias, pesquisa, redação, exposição e exibição de vídeos, ensaios, confecção das vestimentas e cenário das histórias bíblicas escolhidas.

O trabalho desenvolvido pelos professores, coordenação pedagógica e gestão escolar da U.E.B. Mário Andreazza é parabenizado pelo secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, que descreve como ímpar os esforços dos educadores na perspectiva de promover o desenvolvimento integral dos estudantes. "Trabalhando o cognitivo, o psíquico e o emocional, favorecendo não só o aprendizado, como a convivência pacífica, a solidariedade e outros valores importantes para a vida em sociedade estamos avançando em todas as áreas, com o compromisso e dedicação de todos os que fazem a Educação de São Luís, conforme preconizam as políticas públicas implementadas pelo prefeito Edivaldo", ressaltou Moacir Feitosa.

PLANEJAMENTO

A gestora Ana Ruth Barros explica que todas as atividades realizadas durante o ano na escola fazem parte do um planejamento pedagógico, incluindo feiras culturais, passeios ecológicos e projetos educativos. "O projeto foi pensado para o 1º ciclo da alfabetização como forma de trabalhar a leitura e escrita, além, é claro, de resgatar, como o próprio nome sugere, alguns valores que estão ficando esquecidos, mas que são essenciais para a convivência, como o respeito, a cortesia e a obediência".

A coordenadora pedagógica do turno matutino da Mário Andreazza, Rosário de Fátima Chung Arantes, diz que contou não só com a dedicação dos professores e apoio da gestão escolar, como da parceria dos pais e responsáveis dos estudantes, que compareceram à culminância do projeto, nesta sexta-feira (2). "Estamos avançando no processo pedagógico, com a parceira de toda a comunidade escolar, com o fim de promover a cada dia melhorias profundas na Educação de São Luís. Para mim é uma satisfação contribuir para o desenvolvimento deste processo", assinalou a coordenadora pedagógica.

Na plateia, para assistir à culminância do projeto, estava a dona de casa Rosa Maria da Silveira Rodrigues, mãe da aluna Maria Eduarda, de 7 anos, que está saindo do 1º para o 2º ano do Ensino Fundamental em 2018. "Foram lindas as apresentações, de grande valor educativo, inclusive para que as crianças aprendam as histórias bíblicas que trazem muitos valores sociais importantes para a convivência", disse Rosa Maria.

A história do profeta Jonas foi uma das que mais chamou a atenção dos estudantes que assistiram às apresentações. "Achei legal a baleia e o barco da história. Ficou lindo. Uma das coisas que tenho aprendido, e que as histórias mostraram, é a obediência a Deus e também aos mais velhos", comentou a pequena Érika Cristina Oliveira Brito, 9 anos, que passa agora do 3º para o 4º ano do fundamental.

Para a professora Márcia Fernanda Marques, de uma das turmas de 2º ano da U.E.B. Mário Andreazza, "o projeto resgatou valores que estão se perdendo na sociedade atual e favoreceu ainda mais a integração entre os alunos e destes com seus pais e familiares", disse.

0 comentários:

Postar um comentário