segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A palestra aconteceu durante o V  Encontro do programa Lider, promovido pelo Sebrae no Maranhão. O prefeito de Costa Rica do Brasil,  Waldeli Rosa, conta hoje com 96% de aprovação

Guimarães - A cidade histórica de Guimarães foi a escolhida para sediar o quinto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sustentável da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense. O tema que norteou as discussões nos dois dias de evento (22 e 23 de fevereiro), foi “A escolha do futuro da região”.

O encontro contou com a participação do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, do prefeito de Apicum Açu e Presidente do Consórcio Floresta dos Guarás (Conguarás), que reúne as 11 cidades do Polo Floresta dos Guarás), Cláudio Cunha, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, o prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, além de ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e líderes de diversos segmentos de toda a região.


Pensando no maior intercâmbio de conhecimento entre os líderes, o Sebrae Maranhão convidou como palestrante o prefeito de Costa Rica do Brasil, Waldeli dos Santos Rosa. Costa Rica é um município com cerca de 20 mil habitante e fica localizado no estado do Mato Grosso do Sul. Conhecida como a capital estadual do algodão e dos esportes de aventura, Costa Rica se destaca por possuir uma das gestões mais bem avaliadas do país e está se tornando um importante polo turístico regional.

Segundo pesquisas de opinião, Waldeli Rosa, conta hoje com 96% de aprovação, com avaliação entre ótimo e bom dos seus munícipes. Ele está no seu quarto mandato como gestor público. Economista e empresário, ele garante que uma das principais tarefas do gestor público é fazer uma boa gestão de pessoas, lição que aprendeu administrando as suas empresas.

A cidade ganhou notoriedade nacional graças a participação da população na gestão pública. Moradores eleitos pela comunidade colaboram como fiscais por meio dos conselhos municipais. Outro motivo de orgulho da cidade é de não contribuir para as estatísticas de desemprego do país, possuindo saldo positivo em vagas de emprego disponíveis.

Waldeli trouxe para os lideres maranhenses um pouco de sua experiência quanto gestor público e empresário e a certeza de que os problemas dos municípios brasileiros tem sim solução, basta que a administração pública seja encarada com seriedade, honestidade e compromisso.

“Nós ensinamos que a cidade é dela, da população, que eles como donos do município precisam aprender a defender a cidade que eles vivem, aí automaticamente o desenvolvimento começou a chegar para a nossa cidade. Então essa transparência do governo municipal com a verdade fez com que as pessoas respeitassem a nossa maneira de governar”, garantiu o prefeito.

Deliberações

Durante o encontro, as lideranças discutiram diversos aspectos voltados para o desenvolvimento dos 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense e definiram em conjunto, como missão, a consolidação da identidade territorial e a promoção do desenvolvimento regional sustentável, definindo metas a serem alcançadas nos próximos cinco anos.

Se tornar uma região atrativa pela sua diversidade e riquezas naturais é um dos objetivos planejados, sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o respeito as tradições culturais e o meio ambiente.

“Este quinto encontro demonstrou que o grupo está coeso, maduro e bastante focado no que diz respeito ao seu comprometimento e a sua função de pensar num planejamento estratégico para o litoral ocidental, considerando os eixos estratégicos que foram definidos e as potencialidades da região, quer sejam elas a partir dos recursos naturais, como também dos recursos humanos, sempre com a participação em conjunto dos setores público e privado para que tenhamos um litoral ocidental desenvolvido, com qualidade de vida para os seus moradores e preparado para receber futuros investimentos”, projetou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, que participa de todas as edições do programa e foi o principal articulador para que a iniciativa fosse implantada no estado.

O próximo encontro do Programa Lider está marcado para acontecer nos dias 15 e 16 de março na cidade de Central do Maranhão.

 O Lider

O Programa Lider apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios. Cerca de 40 líderes da região, participaram da ação.

0 comentários:

Postar um comentário