segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018
O Parque Botânico Vale de São Luís, localizado na região Itaqui Bacanga, comemora 10 anos de inauguração em 2018. Somente no ano passado, o espaço recebeu 92 mil visitantes, sendo que boa parte são pessoas que residem na capital maranhense. Esta é a média de visitas registradas a cada ano desde 2008, mostrando que o Parque Botânico vem se mantendo como local atrativo aos olhos de quem busca natureza e diversão. Parte dos visitantes retornam ao local mais de uma vez para aproveitar os espaços e a programação cultural oferecida mensalmente.

Quando chegam ao Parque, os visitantes têm diversas possibilidades para aproveitar o tempo. Alguns vão preparados para fazer piqueniques ou mesmo fazer uma caminhada agradável até o último prédio, um percurso de cerca de 600 metros de distância.

Entre todas as atividades, são as trilhas ecológicas as mais procuradas por quem frequenta o local. Em 2017, foram realizadas 905 trilhas, o que soma um total de 407 km percorridos por visitantes e educadores ambientais. Essa atividade coloca o público em contato direto com a natureza encanta principalmente o público infantil. As trilhas revelam diferentes espécies de árvores como o pau marfim, o pequi, o angelim e a sumaúma. Ainda é possivel se surpreender com a presença de animais: macaco prego, o macaco capijuba, bicho-preguiça, cutia, tatu peba, tamanduá mirim, entre muitos outros. Existe, ainda, a trilha dos sentidos, preparada para receber crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.  

Além de todos os espaços e natureza, o Parque também prepara uma programação mensal que inclui exposições, oficinas e eventos que estimulam a preservação e conservação ambiental, além do cuidado com a saúde do corpo e da mente. Tudo é pensado para proporcionar uma experiencia única aos visitantes. A educação ambiental está por traz de todas as atividades realizadas. A ideia é que as pessoas consigam compreender melhor de que forma cada um pode contribuir para preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais.

A programação para 2018 já teve início. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 3218-6245 ou pelo portal vale.com. O Parque Botânico Vale fica na Avenida dos Portugueses, sem número, Anjo da Guarda, e está aberto à visitação de segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. A entrada e participação nos eventos são gratuitas.


Destaques de 2017

- 92.685 visitantes;

- 15.491 participações em ações de educação ambiental realizadas em diferentes municípios maranhenses;

- 1.920 visitas ao Herbário, que contem três coleções botânicas: exsicata, carpoteca e sementeca;

- 189 dias de atividades físicas do Programa Trilha da Saúde, que conta com a participação de cerca de 400 pessoas, a maioria idosos que vivem próximos ao Parque;

- 671  estudantes participando de palestras externas ministradas pela equipe do Parque;

- 85 eventos culturais, científicos, sociais, educacionais e de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário