quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
A Prefeitura de São Luís tem intensificado o serviço de capina e roçagem nos bairros. Desde o início do período chuvoso, o cronograma de serviços elaborado pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, incluiu os bairros Vila Luizão, Chácara Itapiracó, Cohab, Calhau, Vivendas do Turu, Santa Rosa e Centro, entre outros. Atualmente, as equipes de capina e roçagem estão na Avenida dos Holandeses e em seguida elas trabalharão nas avenidas Colares Moreira e Jerônimo de Albuquerque. O objetivo é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Além de ruas e avenidas, o trabalho de capina e roçagem é realizado, também, em praças, escolas e nas avenidas de São Luís. As avenidas dos Franceses, Africanos e Vitorino Freire estão entre as que já receberam as equipes de capina, roçagem e varrição nas últimas semanas. No íncio do mês o trabalho foi intensificado na região central da cidade, passando por áreas como Praça Nauro Machado, Anel Viário, Praça dos Catraeiros, Madre Deus e bairros próximos.

O trabalho de capina e roçagem é feito diariamente pelos agentes da Prefeitura de São Luís. Durante o serviço é retirada a vegetação daninha pela raiz, com a intenção de conter o seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem rápida de água da chuva. Além disso, o serviço aprimora o aproveitamento de espaços habitados na cidade, além de garantir o embelezamento das áreas públicas. Remover as matérias vegetais tidas como daninhas também ajuda a evitar que bocas de lobo, ramais e galerias ao redor do terreno fiquem entupidas.

A manutenção deste trabalho contribui ainda para afastar a possibilidade de esconderijo de pragas e vetores urbanos de doenças como a dengue, a chikungunya e a febre amarela. Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, é fundamental intensificar esses serviços, sobretudo no período de chuvas. "Com a umidade, o crescimento da vegetação nas vias públicas acontece em maior proporção, requerendo a realização de operações para o controle do problema", observa ela.

INTENSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS


Os bairros São Raimundo e Tibiri também receberão os trabalhos ainda este mês. Uma das principais áreas para a prática de atividades físicas em São Luís, o Parque do Bom Menino também terá equipes de capina e varrição.

Os bairros Turu, Radional e Parque Athenas também estão na programação dos serviços de capina e roçagem. Na área Itaqui-Bacanga os serviços já estão programados para acontecer no bairro Sá Viana. Será feito ainda plantio de árvores nas escolas municipais Tancredo Neves, na Cidade Operária, e Recanto dos Pássaros, no bairro Jardim América.

Carolina Moraes Estrela destaca que o trabalho de roçagem é realizado diariamente e é parte do programa de limpeza cidade. "No período chuvoso, o trabalho, que já é realizado todos os dias, é intensificado. Isso porque com a plantação baixa há melhor escoamento das águas pluviais e é possível evitar alagamentos e prejuízos à população", enfatizou.

0 comentários:

Postar um comentário