sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
O Seletivo Regional das Competições Senac de Educação Profissional 2018 começou com grandes expectativas entre os participantes que almejam representar o Maranhão no evento. Em 2017, o representante Matheus Lobato, medalhista de ouro na etapa nacional, disputou, em Abu Dhabi, a Worldskills na categoria Serviço de Restaurante, o que lhe rendeu uma experiência internacional e a vivência de outros mercados e práticas profissionais em sua área de atuação. Após preparação e acompanhamento técnico, ele aconselha os colegas que tentam traçar o mesmo caminho. “Os candidatos devem ter bastante atenção ao que os professores estão pedindo e lembrar do que foi ensinado em sala de aula", afirma.

São muitos aspectos levados em consideração no momento da avaliação dos participantes. Eles precisam passar por testes teóricos, práticos e uma entrevista final para analisar o perfil de cada candidato como explica o instrutor, e que hoje também faz parte da equipe de avaliadores, mas que já esteve do outro lado também, Aldo Martins. “A primeira etapa foi uma prova teórica que envolve todos os conhecimentos aprendidos ao longo do curso, como apresentação pessoal do garçom, tipos de serviços, preparação de drinks e coquetéis entre outros aspectos desenvolvidos ao longo do curso. Para seguir no seletivo, a candidato tem que alcançar no mínimo a nota 7 nesta etapa inicial. Os que conseguem prosseguir na competição passam para a prova prática, em que precisam realizar a montagem de uma mesa para jantar fino, em um determinado tempo, conforme o cardápio que passamos. Quem se classifica passa para a última etapa que é uma entrevista com dois alunos que serão treinados, e em seguida ocorre o simulado técnico prático, que é a reprodução de uma das modalidades da competição nacional para poder decidir quem será o representante do Maranhão”, disse. 

Os participantes observam nessa competição uma chance de ampliar as oportunidades profissionais e de expandir horizontes. “Esta é uma chance de aprendermos mais, conhecer lugares novos, trazer bons resultados para o Senac e para a vida profissional. Terminando o curso, pretendo colocar em prática tudo o que aprendi e ter a oportunidade de trabalhar no Restaurante Escola até o dia em que conseguir abrir o meu próprio negócio. E sei que uma experiência como essa é muita valiosa para minha vida profissional”, contou a competidora de 18 anos, Paula Eduarda Alves da Costa. “Os instrutores e o Matheus falaram do seletivo para a competição e despertaram na gente a vontade em participar por conta das oportunidades que temos. É uma porta que se abre para o mercado de trabalho, pois mesmo que a gente não ganhe o primeiro lugar, só o fato de já ter tido a experiência e todo o treinamento possibilitado pelo Senac, já traz um diferencial para o currículo”, comentou o competidor de 20 anos, João Victor Bezerra Melo.

O selecionado terá uma equipe toda voltada para a sua preparação por meio do Programa de Capacitação com duração de 04 horas diárias. Entre as vantagens de passar por esse preparatório estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Maître/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios, atividades e cursos oferecidos para amparar o competidor durante o período preparatório. “A competição vem para agregar conhecimento aos alunos que têm a oportunidade de praticar o que aprendem no curso e acrescentar mais informação e experiência ao currículo deles porque além do que aprendem no curso de Garçom, eles possuem um acompanhamento e treinamento personalizado para alcançar um bom resultado na competição nacional. É também um atrativo para quem pensa em ingressar na carreira pelas possibilidades que são abertas para quem participa da competição. São outros locais conhecidos, outras práticas de mercado e até a chance de ter uma experiência internacional”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Restaurante Escola, Adriana Mesquita.

Os avaliadores, durante o processo, observam não apenas a técnica, mas toda a postura e habilidade emocional com a qual o candidato se comporta, pois são aspectos decisivos para um bom desempenho. “Avaliamos critérios que são importantes como postura, iniciativa e força de vontade. Os participantes podem ser tanto egressos como alunos que ainda estão em andamento no curso. E essa competição é uma valorização da educação profissional e uma oportunidade na vida desses jovens. Eles evoluem muito no mercado de trabalho depois de toda essa experiência”, ponderou o maître e avaliador, Edson Pereira. “O aluno precisa ter consciência do que ele está fazendo, ter o domínio técnico da tarefa executada. Como eu disse para eles, não tem nada para ser inventado, eles vão fazer aquilo que já conhecem, que aprenderam no curso”, afirmou Luís Henrique.

Apesar de só um ir para a etapa nacional, todo o percurso tem impacto na formação profissional desses alunos ou egressos pelo fato de permitir o contato com pessoas do mercado e do feedback dado a cada participante. “A competição é uma oportunidade de apresentar a técnica adquirida, as competências desenvolvidas no curso e dá a chance desses jovens mostrarem o talento e ganharem visibilidade. No currículo deles vai pesar muito ter a participação em um seletivo desse nível e o que conseguir ir para a eliminatória nacional terá mais possibilidades ainda, além de um rico aprendizado. É uma experiência imensurável”, ratificou a diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira. 

O Diretor Regional, Ahirton Lopes, acompanhou uma das etapas do processo juntamente com os diretores de Gestão, Cláudio Cordeiro, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Alexandre da Silveira Júnior, e da assessora de Programas Especiais, Maria Leuda Lima. 

O seletivo foi concluído ontem, 08, com as entrevistas entre os classificados na primeira (prova teórica) e segunda etapa (prova prática), e os selecionados foram os jovens João Victor Bezerra Melo e Apolo Campos Rabelo.

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista