sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
A Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, conquistou seu espaço como o grupo mais importante da música violonística do estado do Maranhão. Em seu pouco tempo de existência já foi convidada a se apresentar nos mais diversos espaços e eventos como o Encontro Regional Nordeste do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil) no Centro de Ciências Humanas (UFMA), a 38ª Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) em maio de 2017 no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA), 10ª Jornada de Extensão da UEMA (Campus Paulo VI), XII Mostra Acadêmco-Centífica e Cultural em Ciências Biológicas (UEMA) entre outros.

Na área musical, especificamente, a Orquestra de Violões participou do IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) que ocorreu no mês de novembro do ano passado na cidade de Curitiba. Nessa ocasião, a Orquestra foi aplaudida de pé, por cerca de um minuto, recebendo muitos elogios por parte dos professores e da plateia que compareceu ao recital do grupo no Auditório da EMBAP. Entre as observações dos professores, a qualidade sonora, o repertório, a técnica e preocupação com a estética visual e a movimentação cênica do recital apresentado foram alguns dos aspectos mais elogiados.

No início de 2018, a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM foi convidada para participar do registro em CD da 5ª Mostra SESC de Música “Onde Canta o Sabiá”. Juntamente com outros nove artistas e grupos locais, a orquestra foi escolhida pela curadoria do SESC por ser considerado um grupo de grande relevância e participação ativa na vida cultural da cidade de São Luís. Apenas no mês de dezembro foram mais de dez apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM.

A Orquestra é formada, na verdade, por dois grupos: A Orquestra de Violões da UEMA e a Orquestra de Violões da EMEM. A Orquestra de Violões da EMEM é formada por alunos e ex-alunos do curso de violão da Escola de Música do Estado do Maranhão, enquanto que a Orquestra de Violões da UEMA é formada por alunos do curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão que se dispuseram a ter aulas específicas do instrumento. As duas Orquestras acabaram se tornando uma, unindo o conhecimento e o domínio técnico dos alunos da EMEM com a vontade e a dedicação dos alunos da UEMA. O resultado é o reconhecimento conquistado pelo grupo não apenas no meio musical violonístico, mas na sociedade em geral. Como projeto vinculado ao programa Bolsa Cultura da Coordenação de Cultura da UEMA, A Orquestra de Violões tem participado de várias ações da PROEXAE-UEMA, como apresentações em centros de saúde e centros de tratamento e reabilitação, encontros e acolhimentos, etc.

Se você ainda não conhece o trabalho da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, no dia 03 de fevereiro deste ano (próximo sábado) a orquestra estará se apresentando no programa Pátio Aberto, do Centro Cultural da Vale. A entrada é gratuita. O recital terá início às 17h. Será um fim de tarde ao som de violões como você não está acostumado a ouvir. Obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos, serão apresentadas ao lado de obras de autores considerados da vertente popular, como João Pernambuco, além de autores contemporâneos já reconhecidos no círculo violonístico como Jaime Zenamon e Celso Machado.

O Centro Cultural da Vale fica na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

Para acompanhar a agenda de apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, curta sua página no facebook https://www.facebook.com/orquestravioloesuemaemem/

O quê: Recital da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM

Quando: dia 03/02/2018 (Sábado).

Onde: Centro Cultural da Vale (Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís).

Que horas: 17h.

Quanto: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário