sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
Profissionais de saúde fortalecem as diversas formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/Aids junto ao público das unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este ano, o Governo do Maranhão intensificou a campanha de prevenção do carnaval de 2018 “Com Saúde Todo Dia Tem Festa”. 

Em São Luís, um grupo formado por profissionais de diversos setores da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão se reuniu, nesta quarta-feira (7), com uma banda e percorreu as instalações da maternidade levando a alegria, orientação sobre as diversas formas de prevenção para evitar o HIV, promoção da qualidade de vida de quem já vive com o vírus e distribuição de preservativos. 

“Além de animar, recebemos os folhetos que explicam sobre os cuidados que devemos dar bastante atenção no período de carnaval”, afirmou a estudante Maria Eduarda Rodrigues, que acompanhou a atividade educativa na recepção da unidade. 

Para chefe do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão, é necessário fortalecer a prevenção, sensibilizando a população para a importância do uso do preservativo. “Diversificar as ações é necessário para atingir todos os públicos”. 

Na Maternidade Benedito Leite, equipe técnica e pacientes participaram de momentos de alegria, com fortalecimento do tratamento humanizado oferecido às gestantes e bebês.

Pinheiro 

Outra unidade de saúde que entrou no clima de carnaval seguro foi o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. No município, conhecido como Princesa da Baixada - tradicional por promover grandes festas de carnaval e receber milhares de turistas - os funcionários do hospital, em parceria com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), distribuíram cartilhas sobre cuidados no trânsito e preservativos, por meio de blitz educativa na Praça do Centenário e imediações. 

A programação das unidades, alerta sobre a importância de cuidar da saúde antes, durante e depois do carnaval.  Na quinta-feira (8), ação educativa e preventiva, em frente à sede do hospital, envolvendo os pacientes que estiveram em atendimento, além da comunidade.

Santa Inês 

No Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, mais ações educativas. Na quinta-feira (8), a boa prática de humanização, voltada para as crianças do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, com direito a confete, serpentina e marchinhas carnavalescas. As equipes realizaram o acolhimento de mães, pais e crianças e todos receberam máscaras de carnaval, balões, pipoca colorida e pirulitos.

Nesta sexta-feira (9), a unidade realiza, na Praça das Laranjeiras, blitz educativa com distribuição de preservativos e panfletos que orientam sobre os cuidados com a saúde, além de incentivarem a doação de sangue. A atividade contará com a parceria do Hemomar. 

Balsas 

As ruas do município de Balsas, sede do Hospital Regional de Balsas, receberão a campanha de carnaval, neste sábado (10) e terça-feira (13). Funcionários percorrerão as principais vias distribuindo informativos e entregando preservativos. As unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua.

0 comentários:

Postar um comentário