quarta-feira, 7 de março de 2018
Evento acontece na Casa Barrica e é dirigido às mulheres da Madre de Deus e do seu entorno

Com objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais, o Hospital Universitário da UFMA realizará, por meio da Unidade de Nefrologia, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), uma ação preventiva sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce da doença. O evento acontece nesta quinta-feira, 8 de março, das 9h às 20h, na Casa de Arte Barrica. O encerramento da atividade, que também comemora o Dia Internacional da Mulher, será com a apresentação da Companhia Barrica.

O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março e neste ano cairá no dia oito, Dia Internacional da Mulher. Por esse motivo, a campanha tem como temática “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins, mulher”. A previsão é atender cerca de 200 mulheres acima de 18 anos da comunidade da Madre de Deus e do seu entorno.

Uma equipe multiprofissional da Nefrologia (Hemodiálise e do Centro de Prevenção de Doenças Renais), junto com os acadêmicos das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (Lare) da UFMA, estará mobilizada para realizar aferição de pressão arterial, antropometria (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal que tem como objetivos acompanhar a evolução de doenças), avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e demais orientações.

De acordo com a coordenadora do Centro de Prevenção de Doenças Renais, Érika Cristina Carneiro, a doença renal avançada é grave, irreversível e, portanto, necessita de medidas preventivas importante. “A campanha alerta a população sobre a importância da adoção de hábitos simples e saudáveis (como ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis), como forma de prevenir as doenças renais, estimulando os cuidados com os rins, uma vez que a Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida”.

Fique atento

Tenha hábitos alimentares saudáveis

Não fume

Controle seu peso

Controle a pressão arterial

Beba água

Não tome medicamentos sem orientação médica

Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle glicemia (açúcar no sangue) regularmente

Pratique atividade física regularmente

0 comentários:

Postar um comentário