quarta-feira, 21 de março de 2018

Balsas completa 100 anos e tem muito a comemorar. Em três anos, a cidade experimentou um ciclo marcado por investimentos em infraestrutura, saúde e educação esperados há décadas e concretizados na gestão Flávio Dino. Entre as principais estão mais de 15 obras que estão contribuindo para o crescimento da região. Cidadania e dignidade para milhares de habitantes, que neste dia 22 de março, celebram um centenário de melhores condições e mais qualidade de vida com as obras e serviços garantidos pelo Governo do Estado.

Nesta gestão, o município foi contemplado com uma macro unidade de saúde. Inaugurado em setembro do ano passado, o Hospital Regional de Balsas é referência no atendimento de média e alta complexidade, gestação de alto risco (com assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24 horas), pediatria e cirurgia geral. Atende uma população de mais de 240 mil habitantes de 14 municípios da região Sul do estado.

Esperado há mais de quatro décadas, antes, os balsenses se deslocavam mais de 300 quilômetros a Imperatriz para terem acesso a atendimentos de saúde. “É um reparo feito por esta gestão frente ao abandono que estava o sul do estado. O governador Flávio Dino investe na saúde e outras áreas, promovendo um futuro melhor a esta população”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula.

O Governo construiu em Balsas o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que oferece às mulheres orientações e métodos contraceptivos (uso de camisinha, inserção de DIU e contraceptivos injetáveis), além de acompanhamento em casos de aborto e violência sexual. O projeto Sentinela resulta de termo de cooperação entre o Estado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Inaugurado em janeiro do ano passado, a unidade é a primeira no mundo a oferecer este conjunto de serviços em um só lugar. 

Um conjunto de equipamentos para eventos diversos e contemplação da natureza estão reunidos no Parque Centenário, construído pelo Governo do Estado para servir ao lazer dos balsenses. Localizado às margens da rodovia Transamazônica, o parque conta com praça de eventos, quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e área para skate, áreas sombreadas e espaço com espécies nativas.

Mais Infraestrutura

Em abril, o Governo do Estado conclui e entrega o primeiro trecho do Anel da Soja, Região Sul do Estado, que liga Balsas ao povoado Ouro e vai beneficiar produtores de soja e milho. São os trechos da MA-140 entre Balsas até o entroncamento da MA-007 no povoado Ouro; e da MA-007 no povoado Ouro ao Km 50 até o povoado Batavo, totalizando 183 quilômetros. São investidos mais de R$ 270 milhões na recuperação do asfalto da via que será toda sinalizada.

Está em andamento obra da ponte sobre o Rio Balsas, no município de Sambaíba e a MA-140, do entroncamento da BR-230, ao povoado Ouro, parte integrante do Anel da Soja. “É marca da gestão Flávio Dino investir na infraestrutura contemplando todas as regiões do Estado, destacando o Sul e Sudeste que eram esquecidos. Dessa forma, o Governo se mostra comprometido com o desenvolvimento econômico e social deste município e de toda a região”, pontua o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Mais Educação

Escolas que não passavam por reforma há quase 20 anos foram recuperadas ganhando refrigeração em suas salas, além de reforço nas estruturas elétricas, hidráulicas, recuperação de pisos, tetos e pintura. Um total de sete unidades de Ensino Fundamental e Médio foram contempladas. 

Já em funcionamento, o Centro Educa Mais Padre Fábio Bertaggnolli, oferece educação em tempo integral. A implantação do Programa Bolsa Escola beneficiou mais de 13 mil estudantes disponibilizando crédito para a compra de material escolar.

Produção

Produtores de Balsas vivem nova realidade com implantação de programas como o Agropolos, que já beneficiou 725 propriedades e realizou mais de 80 capacitações, além da distribuição de máquinas e insumos. 

“O resultado é aumento de produção, estímulo à ampliação das culturas e mais condições de permanência das famílias no campo”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser.

São atendidas as cadeias de aquicultura, leite, carne e couro e hortifruticultura. O programa criou um selo especial que identifica os produtos nos supermercados locais, garantindo mais mercado de vendas aos produtores.

Mais Segurança

O 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade foi completamente reformado e ganhou amplo auditório refrigerado para 200 pessoas, novos alojamentos, oito salas climatizadas, modernização da Central de Operações (Copom) e do refeitório. Houve aumento do efetivo e foram entregues novas viaturas ampliando ações preventivas com blitzen, educativas e rondas nos bairros.

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário