terça-feira, 6 de março de 2018

Dando cumprimento ao planejamento de implantação do código de meio ambiente do prefeito de Morros, Sidrack Feitosa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a OSCIP amigos da Cidade, realizou em Morros, o curso de capacitação em licenciamento ambiental com os servidores da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). O Evento aconteceu na sede da própria secretaria, no Centro Administrativo e além dos membros da pasta, o Secretário Marcos Davi e o vereador Riba Lobato também participaram da oficina.

O curso garante que todos os participantes se tornem fiscais, possibilitando com isso a emissão de licenciamento ambiental e fiscalização nas áreas de preservação do município. Atualmente as licenças ambientais são feitas pela SEMA. Durante as explanações feitas pela dra. Liene Pereira, foi falado sobre procedimentos, práticas em campo, fiscalização, monitoramento e educação ambiental. O trabalho encerrou com uma visita à Cachoeira do Arruda, um dos principais pontos turísticos de Morros.


Segundo o secretário Marcos Davi, a iniciativa é um avanço no que diz respeito às políticas de preservação do meio ambiente. “Demos um salto muito positivo com essa capacitação, atualmente menos de 10% dos municípios maranhenses são habilitados em conceder licenças ambientais e Morros em breve vai estar inserida nesse contexto. Portanto, a partir de agora o rigor será mais intenso no combate ao desmatamento e na educação dos morroenses”, acrescentou o Secretário Marcos Davi.

Em setembro do ano passado foi aprovado em Morros, o código ambiental, que vai servir como parâmetro para o trabalho dos fiscais, a partir do cumprimento das normas. A equipe vai atuar através de denúncias e fiscalizações rotineiras. O próximo passo, até que o município esteja habilitado, é criar uma portaria para a atuação dos mesmos.

0 comentários:

Postar um comentário