quarta-feira, 21 de março de 2018


Da Agência Brasil

Em um momento de mudanças climáticas em que a escassez de água se torna um problema cada vez mais recorrente, a articulação do setor privado com o governo, a academia e as entidades da sociedade civil torna-se cada vez mais essencial para garantir o abastecimento para o futuro. Esta foi a mensagem que dirigentes de algumas das maiores empresas do país e do mundo passaram hoje (19) no segundo dia do 8º Fórum Mundial da Água.

No debate, representantes da indústria, de empresas de tecnologia e de saneamento apresentaram algumas das iniciativas que têm tomado para racionalizar o consumo de água e distribuir o acesso às comunidades próximas das fábricas.

Na abertura do seminário, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Marina Grossi, chamou a atenção para a importância de o empresariado articular-se com a sociedade para fazer frente ao desafio da mudança climática. “As empresas sozinhas não podem fazer tudo. Elas estão nas comunidades, conversando com os governos. A gente precisa evoluir muito mais para garantir o abastecimento de água, afetado pelos eventos extremos trazidos pelas mudanças climáticas”, declarou.

Formado por 60 dos maiores grupos empresariais do país, o Cebds lançou neste domingo (18) um guia com experiências bem-sucedidas de empresas na gestão hídrica. Segundo Marina, as ações abrangem não apenas a redução do desperdício, mas também a preservação das bacias hidrográficas e as relações com as comunidades.

Diretor de Operações do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, associação internacional de empresários formada depois da 21ª Conferência do Clima em Paris, Peter White disse que as empresas precisam dar sua contribuição para universalizar o acesso à água no Brasil, onde 17% da população vive sem água tratada e 43% não têm saneamento básico. “Além da mensuração e da análise dos dados, as empresas devem adotar um comprometimento global com a gestão dos recursos hídricos”, acrescentou.

0 comentários:

Postar um comentário