sábado, 17 de março de 2018

Na próxima terça-feira (20), será aberta a exposição O Brasil que merece o Brasil, por Walter Firmo. Inaugurando a programação do Beleza Pura, selo criado pelo Centro de Cultura Vale Maranhão para homenagear a cultura negra, a abertura da mostra terá início às 19h.

A exposição apresenta 170 fotografias de Firmo, que retratam grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joãozinho Trinta, Clementina de Jesus, Arthur Bispo do Rosário, assim como anônimos, que o fotógrafo faz parecerem familiares.

Além de visitar a exposição, o público maranhense terá a oportunidade de participar da oficina “Universo da cor”, que será ministrada pelo próprio fotógrafo. A oficina será oferecida gratuitamente entre os dias 21 e 23 de março, com início às 15h.

Serão abordados os temas composição na cor, criatividade e a poesia na fotografia. Interessados podem se inscrever pelo e-mail contato@ccv-ma.org.br, até o dia 20 de março. São apenas 40 vagas.

O artista

Reconhecido nacional e internacionalmente, Walter Firmo iniciou sua trajetória fotográfica no fotojornalismo, ao ingressar ainda garoto no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras. Nos anos 90 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. Uma carreira de mais de 60 anos.

A obra de Firmo pode ser desfrutada sob diversos aspectos: o fotojornalismo, o viés surrealista, a abstração, as paisagens, o retrato. Para a exposição que inaugura o ano Beleza Pura, a curadora Paula Porta focou em uma das principais abordagens das imagens produzidas pelo fotógrafo: a negritude.

“O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. Esta exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a um dos maiores fotógrafos do país. A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter”, destaca a curadora. 

De acordo com Paula Porta, as imagens de Walter Firmo captam muitos significados e carregam tanta beleza que produzem no espectador uma sensação de euforia.

Serviço

O quê: Abertura da exposição O Brasil que merece o Brasil, por Walter Firmo – Inauguração do ano Beleza Pura no CCVM.

Quando: Terça-feira, 20 de março, às 19h.

Local: Centro Cultural Vale Maranhão, Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande.

0 comentários:

Postar um comentário