sexta-feira, 2 de março de 2018
Nesta quinta e sexta feira, 1 e 2 de março, acontece na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o Fórum Nacional - propaganda eleitoral nas mídias sociais. O evento é realizado pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), cujo presidente é o desembargador Márcio Vidal (TRE-MT).

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) está representado pelo desembargador Ricardo Duailibe, presidente, Flávio Vinicius Costa, diretor geral, Gualter Lopes, secretário de tecnologia da informação e comunicação, Eduardo Araújo, coordenador de infraestruturas e sistemas e Danielle Cavaignac, assessora de imprensa e comunicação social.

Durante os dois dias, magistrados, promotores eleitorais, representantes da Polícia Federal e da Abin, servidores das áreas de Tecnologia da Informação e de Comunicação dos TREs de todo o país discutirão o combate às fake news nas mídias sociais, com fins eleitorais. Estarão presentes ainda representantes do Facebook, Google e Twitter.

Na abertura, o ministro Geraldo Og Fernandes (Tribunal Superior Eleitoral) ressaltou a importância do Fórum, em que vários segmentos da sociedade se reúnem para discutir temas que, hoje, são desafios para a Justiça Eleitoral. "O que vemos neste Fórum é a união, harmonia, encontro e a busca de algo muito importante. Todos que estão aqui buscam construir a história do nosso país. O que para nós, hoje, é preocupação e desafio, amanhã, será história. Cada um de nós deve exercer o nosso papel e sermos dignos do nosso país. Neste momento somos todos aprendizes. A Justiça Eleitoral parece ser vanguardista em conversar e trocar ideias com outros segmentos, mantendo uma interface", pontuou.

Para o desembargador Márcio Vidal, o maior desafio da sociedade é fazer com que as mídias sociais sejam utilizadas de forma civilizada e caberá à Justiça Eleitoral o controle do processo eleitoral, a prevenção e punição das fraudes, das irregularidades, das ilegalidades, a punição dos crimes eleitorais, enfim a condução do processo eleitoral dentro da lei e da ordem. "Todos que prestigiam este evento, sustentam o facho e alimentam a chama que apontará as trilhas a serem seguidas na busca de uma atuação cidadã profícua, em claro compromisso com a causa de uma sociedade mais ética, assentada nos ideais de cidadania e de um verdadeiro Estado Democrático de Direito, sob a direção da Justiça Eleitoral atenta, competente, atualizada, devidamente instrumentalizada com um aparato técnico e tecnológico que garanta sua presença pronta, atuante, vigilante, eficiente e eficaz".

Programação:

No decorrer desta quinta-feira (01/03) serão trabalhados três painéis:

Painel 1: Robôs, Fake News, Junk News e Big Data – Desafios da Justiça Eleitoral.
Teve como expositores Diogo Rais e Marcelo Weick; e como debatedores Leandro Castro (engenheiro de computação), Fabio Zanini (editor do caderno Poder de Folha de São Paulo), Daniel Falcão (advogado e cientista social) e dos advogados da área eleitoral, José Luis Blaszak e Juliana Freitas.

Painel 2: Como dar efetividade, na velocidade exigida, às decisões liminares.
Os expositores serão os advogados eleitorais Luiz Fernando Pereira e Marilda Silveira e os debatedores serão Rebeca Garcia e Ricardo Dalmaso (executivos do Facebook), André Zanatta (executivo do Google); Regina Lima e Fernando Gallo (executivos do Twitter e Diogo Cruvinel (cientista político e servidor do TRE-MG).

Painel 3: Investigação digital e fiscalização: procedimentos de investigação no ciberspaço e ao aplicativo pardal. Este tema será exposto pelo especialista em investigação digital, Renato Leite Monteiro e pelo secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino.

Fonte: TRE-MT, com edição

0 comentários:

Postar um comentário