CAMPANHA: IPTU 2018

quinta-feira, 1 de março de 2018
A reputação online ganhou importância principalmente no turismo, pois, a confiança é essencial na tomada de decisão, além de ser uma das fontes mais confiáveis de informação sobre viagens. O turismo por ter como característica a intangibilidade e heterogeneidade, a reputação online é encorajada pelas empresas para que turistas possam avaliar, e, assim, os estabecimentos e gestores podem monitorar a qualidade do serviço e produto ofertado.

Desta forma, o Observatório do Turismo do Maranhão utilizou-se esta metodologia (como forma de compreender as métricas válidas) para investigar dois sites turísticos que possuem alto impacto na escolha do destino, produto e serviço turístico, por parte do usuário. A saber: 

1. Booking.com – média da pontuação dos comentários dos meios de hospedagem das cidades de São Luís, Barreirinhas, Carolina, Imperatriz, Tutóia e Santo Amaro;

2. TripAdvisor – ordem de classificação dos meios de hospedagem, bares e restaurantes e atrativos turísticos das cidades de São Luís, Barreirinhas, Carolina e Tutóia.

Os dados foram coletados no mês de dezembro de 2017, visto que neste período as plataformas apresentam o consolidado representativo do ano de 2017. Optou-se inicialmente pelas cidades que compõem os três polos turísticos indutores do estado do Maranhão, de acordo com o Plano Maior. 

Com relação aos dados coletados no Booking.com, teve-se que as hospedagens de São Luís tiveram uma média de 7,8 pontos, Barreirinhas com 7,7, Carolina com 7,9, Imperatriz com 8,3, Tutóia com 8,7, e Santo Amaro com 8,1. Lembrando que a pontuação máxima que os empreendimentos hoteleiros registrados nesta plataforma podem obter é 10,0.

Já os dados do TripAdvisor sobre os hotéis de São Luís, os que apresentaram melhor classificação em 2017 foram: Hotel Luzeiros (4,5), Hotel Ibis, Bristol Express, StopWay e Hotel Premier (todos classificados com nota 4,0). A máxima de classificação é 5,0 em todas as categorias do TripAdvisor.

Em relação aos empreendimentos gastronômicos (restaurantes e bares), teve-se: Armazém do Chef, Cocobambu, Senac, Cabana do Sol e Casa de Juja (todos com 4,5). Já o Buteco Bar e Amsterdam Music Pub com classificação 5,0, e Estrela D’alva, Landruá e Buriteco Café foram classificados com 4,0.

Em relação aos atrativos turísticos, os mais bem avaliados com 4,5 foram: Teatro Arthur Azevedo, Igreja da Sé, Palácio dos Leões e Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Os demais obtiveram classificação 4,0 – São Luís Shopping, Valparaíso Acqua Park, Praia do Calhau, Centro Histórico, Praia do Araçagy e Praia de Carimã.

Já na cidade de Barreirinhas os empreendimentos hoteleiros mais bem avaliados foram: Pousada Sossego do Cantinho (5,0), Porto Preguiça Resort e Pousada Paraíso dos Lençóis (4,5 cada), Grand Lençóis Flat e Pousada Encantes do Nordeste (4,0 cada). Quanto aos bares e restaurantes, o La Terrazza Preguiças, Bambaê e Porto Preguiças tiveram classificação 4,5, e A Canoa e O Bambu com nota 4,0. Em relação aos atrativos turísticos, as Lagoas Azul e Bonita com 5,0, o Rio Preguiças, Pequenos Lençóis e Praia de Caburé/Lençóis com 4,5 e o Farol de Mandacaru com 4,0.

Já na cidade de Carolina, as hospedagens que tiveram melhores classificações foram: Pousada Familiar Encanto da Chapada (5,0) e Pousada Candeeiros, Rochas Pousada e Pousada dos Lajes (4,0 cada). Quanto aos bares e restaurantes, o Mocotozin e Lanche Central tiveram nota 4,5, e o Tio Pepe Pizzaria, Espaço Gourmet e Chega Mais com 4,0. Os atrativos turísticos da localidade foram todos classificados com 4,5: Complexo Turístico Pedra Caída, Encanto Azul, Cachoeiras de Itapecuru, Portal da Chapa das Mesas, Cachoeira de Mansinha, Museu Histórico de Carolina e Morro do Chapéu. 

Na cidade de Tutóia, as três hospedagens classificadas tiveram classificação 4,5: Pousada Vila Tutóia, Pousada Baluarte e Pousada Jagatá. Quanto aos bares e restaurantes, todos tiveram nota 4,5: Johny Bar e Restaurante, Capote Delta das Américas, Boteco Vila Tutóia e Ilha do Coroatá. E os atrativos turísticos classificados foram: praia do Arpoador (5,0), Praia do Amor, Praia Pequenos Lençóis, Praia da Andreza e Praia da Barra, todos com classificação 4,0.

Reforça-se a importância e a relevância cada vez maior da internet como forma de venda e promoção de produtos e serviços turísticos. Assim, como a necessidade de constante acompanhamento e coleta de dados em sites turísticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista