GOVERNO DO ESTADO DO MA

Assembleia Legislativa do Maranhão

segunda-feira, 19 de março de 2018

O “International Tournament of Robots” vai acontecer em junho em São Paulo e duas equipes de estudantes do IFMA Campus Açailândia já estão treinando para o torneio.

Estudantes do município de Açailândia (MA) vão participar da International Tournament of Robots (ITR), competição internacional de robótica que vai acontecer entre os dias 06 e 09 de junho, no Centro Universitário ENIAC, em São Paulo. As duas equipes são do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia e foram classificadas durante a etapa nacional do concurso que aconteceu em novembro, em São Luís (MA). Na ocasião os estudantes maranhenses foram vice-campeões e receberam, também, a terceira posição na competição.

O IFMA Campus Açailândia tem se destacado na área de robótica nos últimos anos. As atividades tiveram início em 2015 quando uma equipe do curso técnico em Eletromecânica conquistou o terceiro lugar na etapa Maranhão da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Atualmente o professor do Instituto Brehme Dnapoli coordena o trabalho de robótica com os alunos do campus. “O conhecimento multidisciplinar por trás da robótica faz com que os alunos entendam outras culturas, outros modos de compreender a realidade. Esse ambiente inspirador e desafiador que a robótica possui é uma característica muito forte que atrai não somente os estudantes, mas também os professores”, explicou.


No total são 20 estudantes envolvidos com robótica no Campus Açailândia, sendo duas equipes do curso de Eletromecânica e três do curso de Automação Industrial. A proposta é que o núcleo de robótica seja institucionalizado no IFMA e, com isso, mais estudantes possam se envolver nas atividades.

Robótica aplicada ao ensino – A estudante do curso técnico em Automação Industrial do IFMA, Layna Marques, de 15 anos, explicou que o trabalho do núcleo de robótica do campus  é multidisciplinar o que vem contribuindo para a sua vida acadêmica. “Sempre admirei trabalhos envolvendo robôs. É uma área que eu gosto e a ideia de construir e programar um robô me animou muito. Nosso trabalho envolve física, lógica, matemática e, até mesmo, biologia, já que o sistema do robô pode ser comparado com o nosso próprio corpo humano”, destacou.

Já Aline Azevedo, de 15 anos, também do curso técnico em Automação Industrial do IFMA, ressaltou a versatilidade e a inovação que envolve o trabalho com robôs. “Desde que descobri do que se tratava a robótica eu fiquei bastante interessada em estudar mais sobre o assunto. É um tema bastante atual e inovador e que engloba conceitos sociais e pedagógicos. É interessante ver que ela pode ser aplicada em vários locais, além de competições, e que pode auxiliar bastante a vida do ser humano”, disse a estudante. 

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista