domingo, 15 de abril de 2018
Além do conhecimento curricular, alunos utilizam tecnologia e exercitam várias competências em grupo

                        
Alunos do Ensino Fundamental aprendem disciplinas como Ciências e Matemática brincando na aula de Robótica 

Entusiasmo, atenção às formas e encaixes, trabalho em grupo, planejamento e utilização da tecnologia. Esses são alguns dos elementos que compõem as aulas de Robótica Educacional para alunos do 1º ao 5º ano no Ensino Fundamental (EF) de escola particular de São Luís para assimilarem ainda mais conhecimentos adquiridos de Ciências, Matemática, entre outros, na aula.

Tal metodologia de ensino extracurricular – que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular – prepara ainda o estudante para a atuação futura no mercado de trabalho, de acordo com a professora multidisciplinar Mara Neves. “Utilizando esse kit tecnológico, unindo as atividades lúdicas e práticas, eles organizam o aprendizado a partir da teoria repassada em sala e das experiências que realizam no laboratório e aplicam na aula de robótica. Além disso, aprendem a se organizar, liderar, focar. Tudo isso vai melhorar o currículo deles em si”, destaca. 

Luís Felipe Araújo Teixeira, do 4o ano do EF, de 9 anos, por exemplo, gostou de trabalhar em equipe porque, segundo ele, cada um faz uma parte do trabalho, mas já percebeu algo a melhorar na peça que ajudou a montar. “Achei engraçado ver o robô andando para trás. Erramos e, da próxima vez, vamos melhorar, frisou.

Além disso, o que chamou bastante a atenção dos pequenos aprendizes foi o fato de eles terem que dar movimento às peças quemontaram. Outro integrante do 4º ano do EF, Gabriel Jordan Campos, demonstrou grande satisfação na atividade. “Achei muito legal construir e programar as peças, de acordo com os nossos comandos. Esse projeto serve para mostrar que crianças podem construir coisas incríveis”, afirma. Para Luís Fernando Silva Leda, da mesma sala, esse recurso possibilitaadentrar em outro mundo. "Aproveitamos, na aula, o que os adultos fazem, usar a tecnologia,  brincando”, revela. 

Walmistom Carvalho, monitor de Robótica, explica como os alunos dão movimento às peças. “Eles adquirem os conjuntos de livros, com tablet, para fazerem a programação do protótipo e o automatizam por meio de aplicativo, dando os comandos”, resume.

0 comentários:

Postar um comentário