domingo, 8 de abril de 2018

O Jornal Cazumbá marcou presença em um dos mais importantes eventos do Turismo: a World Travel Marketing (WTM) Latin America 2018, que aconteceu de 03 a 05 de abril, em São Paulo, no Expo Center Norte. Na ocasião, falou com o secretário adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga, sobre a participação do Maranhão na feira e os principais projetos para o setor. Confira! 

Jornal Cazumbá – Secretário, fale um pouco da participação do Maranhão na World Travel Marketing (WTM) Latin America 2018? 

Hugo Veiga – Levamos dois estandes, um comercial (do Ministério do Turismo) e outro institucional, que montamos para os agentes, hoteleiros e imprensa se sentirem mais confortáveis. Ano passado criamos a marca “Maranhão, Terra de Encantos”, que já foi premiada. Com isso, aumentou bastante a taxa de ocupação no período da alta estação, mas a sazonalidade ainda tem nos perseguido. 

Então, entendemos que essas ações promocionais e institucionais se não tiver o trade conosco ela não tem razão de ser, não conseguiremos os resultados esperados, porque quem comercializa é o trade. Por isso, levamos a experiência da realidade virtual para a WTM e temos muito orgulho, somos o primeiro estado a fazer isso. O Ministério do Turismo fez benchmarking, copiou essa iniciativa e por conta disso vários estandes usaram os óculos de realidade virtual dos três polos indutores - São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas. Acreditamos que esses novos investimentos dos chineses vão trazer a tão sonhada solução para o período da sazonalidade, principalmente no turismo de negócios. 

Jornal Cazumbá – Hugo, quais cidades receberão esses investimentos chineses? 

Hugo Veiga – Será feito um porto em São Luís, na Zona Rural; e em Bacabeira, foi criado um consórcio que vai construir uma grande refinaria, exatamente no mesmo local onde seria a Refinaria Premium, da Petrobras. Esse investimento já tem aporte financeiro. Acreditamos realmente na mudança de cenário após o encaminhamento desses investimentos, sendo que as obras já começam em julho deste ano. 

Jornal Cazumbá – Quais as estratégias da Sectur para melhorar os índices do setor? 

Hugo Veiga – A Sectur tem lutado muito, estamos saindo de uma crise a nível nacional, na qual 23 estados estão com seus salários atrasados, mas o Maranhão teve um crescimento espetacular, com avanços significativos no período da alta estação. Trabalhamos muito para isso, com o público final, divulgação em revistas de bordo, outdoor nas cidades vizinhas, aumentamos a participação em feiras e eventos, aproximação com o trade para fazer uma gestão mais aberta e o resultado está aparecendo aos poucos. 

O próximo passo é avançar na malha aérea, já tínhamos captados nove voos, mas vamos voltar com força total até por conta do mercado chinês. Outro passo é o aeroporto de Barreirinhas ficar pronto e ter a integração da Rota das Emoções tanto por carro pequeno quanto pelo aéreo. 

Jornal Cazumbá – E como está a sincronia da Sectur com o trade e Sebrae? 

Hugo Veiga – Eu vejo com excelentes olhos, porque a união faz a força. O Estado e Município sozinhos não tem recursos, assim quando congregamos forças ficamos mais fortes. Então, temos tido reuniões constantes com a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, o presidente do Sebrae Maranhão, Edilson Baldez, e demais representantes do trade. 

0 comentários:

Postar um comentário