CAMPANHA: IPTU 2018

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Quem visita o Maranhão descobre que o estado é literalmente uma terra de encantos, principalmente por possuir belezas naturais, arquitetônicas, uma cultura inconfundível e uma saborosa gastronomia. Pensando nisso, o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) , desenvolveu o projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ como forma de capacitar os maranhenses que lidam com a atividade turísticas em seu cotidiano.

O projeto irá beneficiar 53 municípios maranhenses que compõem os 10 polos turísticos do Maranhão, e que fazem parte do Programa de Regionalização/Mapa Turístico Brasileiro. As ações que se iniciaram no mês de março, já atingiram os polos Lençóis Maranhenses ( Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas e Humberto de Campos), Serras Guajajaras, Timbira e Kanela (Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda) e Delta das Américas (Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves).


A equipe da Secretaria Adjunta de Turismo com apoio dos gestores municipais realizam reuniões temáticas, palestras, minicursos de qualificação, ações esclarecedoras voltadas para o novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur) e o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ( TSI). Até o momento mais de 500 pessoas já passaram pelo processo de capacitação com os cursos de Informações Turísticas, Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes, Recepcionista de Meio de Hospedagem, Como Montar um Negócio: Cama e Café, Organização de Eventos, Mídias Sociais, Projetos de Turismo em Gestão Pública, Qualidade no Atendimento para Condutores de Passeio e o Manipulação de Alimento.

Os alunos que participam dos cursos de qualificação, recebem após o término dos mesmos, um certificado com carga horaria de 4h.

Daniel Vieira, proprietário do balneário Riba Beleza, disse que o curso ‘Informações Turísticas’ apesar de rápido é muito dinâmico, e que pôde absorver o conteúdo de forma simples, além de ajudar a melhorar no desenvolvimento de Cana Brava.

“Aprendi no curso que o sorriso no rosto e um bom atendimento podem cativar o cliente e fazer com que ele acabe voltando. O curso apesar de rápido é bem objetivo e muito claro, pois a professora fez um explicação de forma leve e dinâmica. Espero que novos cursos sejam oferecidos para que melhoremos o nosso atendimento e ajudemos a desenvolver a nossa cidade”, afirmou Daniel Vieira.


A equipe da Sectur além de levar o projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’, também realiza ações do ‘Mais Movimento e Regionalização’ com a intenção de conscientizar os gestores municipais de turismo da importância do planejamento sustentável na sua região, proporcionando assim o desenvolvimento do crescimento econômico de cada cidade, gerando emprego e incentivando a produção econômica com a finalidade transformar o Maranhão em um estado ainda mais próspero.

O projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ tem como finalidade preparar a comunidade dos polos turísticos maranhenses para desenvolver a cadeia produtiva para a incorporação de conhecimentos técnicos, teóricos e operacionais.

O Plano Mais IDH, que também soma atividades do ‘Mais Qualificação e Turismo’, é uma iniciativa do Governo do Maranhão para melhorar índices de desenvolvimento nos 30 municípios menos desenvolvidos do estado por meio de ações integradas de diferentes órgãos e secretarias com intuito de garantir dignidade, educação, infraestrutura básica, saneamento, cidadania, trabalho e renda para a população .

A assessora especial da Sectur, Andréa Sanches, disse que a ação conjunta de qualificação com o Cadastur e a regionalização, promovidos pela Sectur levam grandes significados à comunidade.

“As ações que realizamos nos três polos tem um significado ainda maior para as pessoas que trabalham com o turismo ou que pretendem trabalhar. Percebemos que a comunidade sai satisfeita e grata após cada ação que realizamos, pois o nosso trabalha é de capacitar e qualificar para contribuir para o desenvolvimento de cada município através da importância do turismo”, falou Andréa Sanches.


Para o secretário adjunto de turismo de Paulino Neves, Edson Cleybe Rocha, o treinamento e a qualificação são bases a serem trabalhadas no turismo no município. Além disso, o secretário concluiu que tendo o Governo do Maranhão e a Sectur como aliados, o município pode desenvolver o seu potencial turístico.

“A qualificação é importante, pois existe muito amadorismo no meio turístico. Percebemos que o nosso município está evoluindo e as pessoas estão ficando empolgadas a assistirem as palestras e a participar dos minicursos. Nossa intenção agora será cobrar essas pessoas que se capacitaram para que esse trabalho aqui executado não pare”, ressaltou secretário adjunto de turismo de Paulino Neves.

Cadastur

O Cadastur é um programa do Mtur voltado para o cadastro dos empreendimentos turísticos do estado do Maranhão como meios de hospedagens, agências de viagens, organizadores de eventos, guias de turismo, parques temáticos, transportadoras turísticas entre outros.

O Cadastur garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista que pretende visitar os 10 polos turísticos maranhenses.

Regionalização

O programa Regionalização, realizado em parceria com o Mtur, reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos 10 Polos Turísticos, através da compreensão de gestores públicos e municipais da importância da criação/efetivação de suas regiões e municípios através dos conselhos municipais, dos planos municipais de turismo, inventários turísticos e a formalização das instâncias de governanças regionais com objetivo da descentralização das atividades. Critérios esses estabelecidos pela Mtur para o remapeamento de 2019.


"A reunião nesse três polos visitados nos tivemos uma boa participação dos gestores públicos do Turismo,onde foram repassados através de palestras todos os critérios estabelecidos pelo programa de Regionalização para o remapeamento de 2019″, disse a superintendente de Regionalização, Glória Pinto.

Combate à Exploração Sexual

Gestores, trade turístico e diversos adolescentes dos municípios receberam orientação e sensibilização na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância.

Danielle Gadelha, pedagoga e assessora da Sectur explica que a ação foi realizada porque os profissionais de turismo são agentes importantes na identificação, prevenção e denúncia de casos suspeitos ou evidentes. Ela ainda alertou que há riscos dessas situações ocorrem em ambientes diretamente relacionados a atividade turística, como hotéis, bares e restaurantes.


“Além de conversar com profissionais do setor turísticos, realizamos ações em escolas municipais de cada polo. Mais de 450 crianças e adolescentes participaram da palestra de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (TSI), esperamos que todos tenham compreendido para que os nossos jovens possam se proteger e não serem seduzidos com determinadas propostas”, disse a pedagoga.

A professora de história, Carla Alame, da Unidade Escolar Tudes José Cardoso de Araioses, disse que a palestra Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (TSI), é muito importante a nível de informação, conscientização para que os jovens fiquem mais atentos e saibam se proteger.

“Infelizmente sabemos que o assunto não é por muitas vezes discutido em casa, então é importante que a criança e o adolescente tenham acesso a este tipo de informação para que passem a se proteger. A palestra foi muito concisa e objetiva para que os alunos ficassem mais atentos o que é a exploração sexual e como se proteger dela”, disse professora.

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista