sexta-feira, 6 de abril de 2018

Foi realizada na tarde de ontem, 05, a aula inaugural do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Criança, vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. A solenidade, que contou com a presença da reitora Nair Portela, reuniu no auditório da Unidade Materno Infantil, do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), 28 enfermeiros, que cumprirão carga horária de 570 horas, 240h de prática assistencial.

É a terceira vez que o curso é oferecido. Segundo a coordenadora da Especialização, Georgina Macedo, a turma é composta por enfermeiros já inseridos no mercado de trabalho e se configura como um grupo muito heterogêneo que terá nos próximos meses uma excelente oportunidade. “Temos o objetivo de assegurar uma assistência de qualidade, pautada no conhecimento científico, numa prática segura e eficaz, desenvolvendo, sobretudo, o conhecimento crítico e científico que a criança e a família merecem no processo de cuidado”.

A enfermeira Meire Batista diz acreditar que os meses serão de intenso aprendizado “Essa é uma grande oportunidade para a nossa categoria, tanto para os que atuam na atenção básica quanto na atenção hospitalar, pela possibilidade de termos um aprimoramento das atividades do dia a dia no que se refere a assistência à criança. Já atuo nessa área há mais de 10 anos, mas nunca é tarde para buscar novos conhecimentos”.

A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFMA, Teresa Rachel de Alencar, destacou a importância desse momento para o hospital. “O Maranhão tem um alto índice de mortalidade infantil. Depende de nós mudar essa realidade. Capacitações como essa fazem uma diferença enorme na assistência. Para nós é uma satisfação participar desse projeto de alguma forma”.

A reitora Nair Portela transmitiu a alegria da universidade com essa conquista para a área da enfermagem. “Sabemos que é o resultado de um esforço conjunto, dois anos de intenso trabalho, de organização para dar vida a um sonho que trará muitos benefícios, não só para a categoria, mas também para aqueles que serão assistidos. Nós dependemos da qualidade da formação, a nossa graduação é generalista, então, nós necessitamos da formação do especialista, por isso esse curso é tão necessário”.

A aula inaugural foi ministrada pela enfermeira e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Myriam Aparecida Mandetta, com o tema “O cuidado ao recém-nascido, à criança e família: tecendo teias de saberes e fazeres do Enfermeiro Pediatra”. A conferencista é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, líder do Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente-NECAd e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (GEENF-USP).

Estavam também  presentes durante a solenidade, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn- MA) e o corpo docente do Curso de Especialização.

0 comentários:

Postar um comentário