sexta-feira, 25 de maio de 2018
O Governo do Maranhão está realizando uma força tarefa para combater a ocorrência de caramujos africanos que estão se proliferando no Maranhão. Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), juntamente com as secretarias de Turismo e Cultura (SECTUR), Corpo de Bombeiros e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), iniciará as ações realizando a coleta do molusco na área do Espigão da Ponta D’Areia, além de orientação sobre medidas educativas. A estratégia de defesa para conter a proliferação desses moluscos é a catação manual, já foram realizados outros tipos de contenção, mas essa é a mais eficaz até o momento. Posteriormente, a ação se estenderá para outros bairros da capital e interior do Estado. 

O caramujo africano  é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligado a gastronomia, sendo utilizado como opção para o escargot, tanto na região da Tailândia, China, Austrália, Japão e recentemente no continente americano. A espécie é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo, causando sérios danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. 

SERVIÇO

O QUÊ: COLETA DOS CARAMUJOS AFRICANOS E CONSCIENTIZAÇÃO

QUANDO: Sábado (26/05).

HORÁRIO: 16h

ONDE: Espigão da Ponta D’Areia

ENTREVISTADOS: Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho; Bióloga e Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaina Dantas; Profa. da UEMA Selma Patrícia Diniz, doutora em Biodiversidade e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário