segunda-feira, 21 de maio de 2018

O Governo do Maranhão iniciou a IV Semana Estadual de Prevenção e Combate às Hepatites Virais. No município de Raposa, profissionais de saúde participaram, nesta segunda-feira (21), do encontro sobre a implementação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem rápida, entre outros. O objetivo da ação é capacitar profissionais da área da saúde, e, assim, reforçar o combate às hepatites virais no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais, organizou o encontro em parceria com o município de Raposa e dos Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador Estadual e Regional. 

“Nosso objetivo é capacitar os agentes locais e reforçar o atendimento da atenção básica à população, prevenindo doenças e realizando o diagnóstico precoce, a fim de que sejam encaminhadas para o tratamento adequado o mais rápido possível”, destacou a coordenadora do Programa de Combate às Hepatites Virais da SES, Eldimar Mourão.

A programação do encontro incluiu debates sobre medidas de prevenção e controle das hepatites virais; a importância da qualidade da água e o manuseio dos alimentos no controle da doença; imunização; e cenário epidemiológico. Durante o seminário, profissionais da área da saúde debateram, ainda, sobre a importância da testagem rápida para o diagnóstico precoce, especialmente durante o período do pré-natal, além da capacitação em profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). 

Participaram do encontro profissionais da área da saúde na família, profissionais dos CRAs, CREAs e unidade de 24h, técnicos da vigilância, gestores municipais da área de saúde, coordenadores de imunização e do Programa Saúde na Escola. 

Para a enfermeira Glaucia de Oliveira, a programação da Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais é fundamental para o fortalecimento dos serviços de atenção básica. “Essa capacitação é muito importante. Com atividades práticas, aprendemos a realizar a busca ativa de forma eficaz para identificar os grupos vulneráveis, localizar pessoas com a doença e encaminhá-las para o tratamento”, afirmou. 

Para a coordenadora municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e Vigilância Sanitária, Lívia Souza, o objetivo é fortalecer a prevenção na rede municipal da Raposa. “É importante essa capacitação, porque está dentro dessas novas estratégias do Ministério da Saúde para evitar a infecção do HIV e outras doenças virais que os profissionais e a própria população acabam expostos, seja pelo acidente de trabalho, infecção após relações sexuais ou até pelo estupro”, explicou.

Em São Luís, a programação da IV Semana Estadual de Prevenção e Combate às Hepatites prossegue até 30 de maio, com palestras, capacitações e ações de testagem rápida para hepatites B e C.

Hepatites Virais

As hepatites virais são doenças causadas por vírus que levam a uma inflamação no fígado. Sem o diagnóstico precoce e tratamento adequado, muitas vezes, elas podem se tornar crônicas e evoluir para casos graves, como câncer de fígado e cirrose.

0 comentários:

Postar um comentário