terça-feira, 8 de maio de 2018

Nesta quinta-feira, 10, o Museu do Reggae Maranhão, casa de cultura vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), homenageia o cantor e compositor jamaicano, Bob Marley, maior ícone deste gênero musical. A homenagem acontecerá na Praça do Reggae, bem ao lado do Museu, na Rua da Estrela, Praia Grande, a partir das 18h.

“São Luís é conhecida no muito inteiro como a Jamaica Brasileira, pelas influencias do reggae, ritmo tipicamente jamaicano, na nossa cultura. Primeiramente reconhecemos essa importante referência inaugurando o Museu do Reggae, o primeiro gênero fora da Jamaica. Agora, mantemos essa agenda com a realização de diversos eventos que já estão conhecidos no calendário de ludovicense e de nossos visitantes. O tributo a Bob Marley é mais um desses momentos especiais”, frisou o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.


Mais de 50 artistas prometem celebrar o 37° aniversário de morte da estrela do reggae. Cantores como Celia Sampaio e George Gomes cantarão grandes sucessos do músico. Uma das mais famosas radiolas da cidade, a FM Natty Nayfson também estará presente para dar energia a massa regueira.

“Este é o primeiro tributo realizado pelo Museu do Reggae, e um dos mais importantes. Um dos maiores músicos jamaicanos que já existiu, tem um peso enorme na história do reggae, que infelizmente morreu tão jovem. E é para ele que todos esses artistas cantarão”, disse o diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo.

O evento também contará com espaço para ‘moda reggae’, com trancistas, venda de acessórios e muito mais, tudo para o público curtir os shows vestidos a caráter.

Estrela jamaicana

Robert Nesta Marley, conhecido como Bob Marley, nascido em Sant Ann, na Jamaica, em 6 de fevereiro de 1945, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano, responsável por tornar o reggae um ritmo conhecido mundialmente. Foi também um dos maiores representantes do movimento religioso Rastafári.


A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas ideias através da música.

Em 1977 foi diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo, recusou-se tratá-lo por questões religiosas, mas no fim de sua vida aderiu à Igreja Ortodoxa, porém já era tarde demais.

Bob Marley morreu em Miami, no dia 11 de maio de 1981, vítima do câncer. Seu funeral teve honras de chefe de estado e a data de seu nascimento é feriado nacional.

0 comentários:

Postar um comentário