segunda-feira, 7 de maio de 2018

As cidades de Marabá, Parauapebas e todos que fizeram a viagem no trem da Vale nos dias 3 e 6 de maio puderam conhecer mais sobre o São João da capital maranhense. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apresentou as potencialidades turísticas de São Luís, em especial os festejos juninos, em mais uma grande ação de divulgação que abrangeu os percursos São Luís a Parauapebas e Marabá a São Luís. A ação, incentivada pelo prefeito Edivaldo, também foi estendida àquelas cidades com apresentações de bumba meu boi nos shoppings.

É importante lembrar que essa não foi uma ação isolada. A Prefeitura trabalha a promoção da cidade por diversos meios. Seja pelas redes sociais, e-mail ou visita a outros estados, São Luís está sendo promovida constantemente. "É uma política incentivada pelo prefeito Edivaldo. Nós levamos esse ano o São João para São Paulo, Paraná e Pará. Já estamos fazendo o planejamento para o ano que vem, para otimizar cada vez mais as nossas ações", afirma Socorro Araújo, secretária municipal de turismo.

O boi Encanto da Ilha foi o responsável por, de fato, encantar o público paraense, já que o Pará é o segundo estado que mais envia turistas para a capital maranhense. Segundo dados da Setur, em quatro dias de ação, mais de três mil pessoas entraram em contato com a cultura maranhense por meio da ação promovida pela Prefeitura de São Luís.

Durante os trajetos de São Luís a Parauapebas e Marabá a São Luís, no trem da Vale, os passageiros participaram de oficinas de adereços, pintura artística e workshops sobre os sotaques do bumba meu boi. Além disso, as apresentações culturais tornaram o trajeto de 16 horas até o ponto final do trem, no qual várias paradas são feitas e novas pessoas entram nos vagões, mais animada.

Guilherme Aragão foi uma dessas pessoas. Para ele, mostrar a cultura maranhense para os paraenses só aumenta a vontade dos moradores do estado vizinho de conhecerem essa cultura. "Assim como muitas pessoas conhecem a cultura do vizinho, muitas não conhecem. Nada melhor do que uma ação como esta para tornar maior a vontade de conhecer o lugar", disse o paraense.

"Eu mesma senti vontade de me mudar para São Luís nesse mês de junho, para aproveitar o São João da cidade. A possibilidade de ir de trem, que eu geralmente pego só de Marabá para Parauapebas, deixa a vontade ainda maior", explicou Maria Almeida, moradora da cidade de Marabá.

TRABALHO INTERNO

Além de promover o destino em outros estados, a Setur trabalha ações voltadas para a própria população de São Luís. Um exemplo é a 2ª Semana Gastronômica de Turismo, que será realizada esta semana com o intuito de ensinar ao público receitas típicas da culinária local. A juçara, o bacuri e diversos outros insumos maranhenses receberão destaque na ação. A programação completa pode ser acessada por meio do site www.turismosaoluis.com.

0 comentários:

Postar um comentário