quarta-feira, 9 de maio de 2018

Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil, o tambor de crioula é uma expressão cultural com descendência africana considerada um referencial de identidade e resistência cultural dos negros, que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Como forma de valorizar este que é um dos maiores bens culturais do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula e apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), abriram nesta quarta-feira (9) o projeto Punga de Saberes.

A primeira escola a receber as oficinas foi a U.E.B Ministro Mário Andreazza, no bairro da Liberdade, com atividades ministradas pelo Mestre Marcelo Silva, com a carga horária de 8h. Os estudantes puderam aprender sobre o que é a manifestação, o nome de cada instrumento usado, o papel de cada um na roda e fizeram a experiência de tocar a parelha e algumas toadas, além de esquentar o couro dos tambores. A tarde também teve oficina de dança com coreiras, que mostraram sobre o bailado e a punga ou umbigada - gesto característico, entendido como saudação e convite. A parelha vai ser doada para a escola para fazer parte de seu acervo.

O projeto, aprovado no Edital Nacional para Bens Registrados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), visa apoiar e fomentar o tambor de crioula, através de ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais, disseminando essa manifestação cultural. Ao todo, serão atendidas 10 escolas da rede municipal de ensino, além de 60 professores e coordenadores pedagógicos e ainda três comunidades (Fé em Deus, Bairro de Fátima e Taim), com o Circuito Saber Fazer Cultural.

"A iniciativa ressalta a cultura popular tendo como protagonista uma das principais manifestações culturais maranhenses. Para nós é de suma importância fomentar o tambor de crioula nas escolas e comunidades de São Luís, por isso, buscamos locais onde a manifestação estava mais presente, na área urbana e rural, para que seja valorizada desde as crianças e para que elas possam se identificar com nossa cultura, se apropriando de algo que é nosso, fugindo de todo preconceito que possa existir", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Para o secretário municipal de educação, Moacir Feitosa, as ações são voltadas para o fortalecimento da prática cultural em sala de aula nas suas mais variadas formas de expressão. "A transmissão dos conhecimentos para os estudantes, por meio das oficinas de tambor de crioula, promove o fortalecimento da nossa cultura, pois a partir desta ação, vão ser transmitidos saberes que garantirão o enriquecimento dos nossos estudantes", falou.

0 comentários:

Postar um comentário