segunda-feira, 21 de maio de 2018
 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), juntamente com o IBAMA, realizou, dias 14 a 16 de maio, capacitação e Workshop sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR), o qual integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do IBAMA.

A capacitação aconteceu nos dias 14 e 15/05 e contou com os técnicos da SEMA e do IBAMA. Já, o Workshop, dia 16/05, foi voltado exclusivamente para o setor produtivo, empreendedores e responsáveis técnicos com atuação no Estado. 


“O SINAFLOR tem grande importância porque é um sistema federal, geridos pelos estados, e responsável por toda gestão florestal, desde autorização de supressão, planos de manejos e todos sendo monitorados e concentrados dentro do sistema”, explicou o Superintendente de Recursos Florestais da SEMA, Renato Foicinha.

É fundamental contar com um sistema como o SINAFLOR, que permite o registro completo das informações relacionadas às autorizações de uso da flora, das áreas objeto de recuperação ambiental, do fluxo de recursos florestais, que vinculadas aos dados cadastrais dos empreendedores constantes do Cadastro Técnico Federal (CTF), possibilita a elaboração de diagnósticos do setor e a aplicação de critérios de malha, visando tornar mais efetivo o trabalho da fiscalização, assim promover o fortalecimento da gestão florestal.

0 comentários:

Postar um comentário