CAMPANHA: REVIVA

quarta-feira, 6 de junho de 2018

O Governo do Estado teve seus investimentos e avanços na área de assistência farmacêutica reconhecidos pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, nesta quarta-feira (6), com a entrega de homenagens a três gestores da Secretaria de Estado da Saúde. Eles estão à frente de ações, programas e projetos da SES de destaque na área, como a Farmácia Viva e portaria nº 256/2017, que determinou a implantação da coordenação da assistência farmacêutica nos municípios maranhenses.

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, outorgada a profissionais que se destacam em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo na área das Ciências Farmacêuticas e afins, foi entregue ao secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa; à coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra; e ao coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual, Luciano Mamede.

“São homenageadas autoridades que favorecem novas realidades no cenário farmacêutico. No caso do Maranhão, o Governo do Estado, através da SES, promoveu várias inovações, como a portaria nº 256, a Farmácia Viva, que é algo inovador para todo Brasil, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). São muitas ações que culminaram nessas homenagens. Isso mostra uma nova realidade para a população”, comentou o secretário adjunto Marcelo Rosa.

Para a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, a comenda recebida é um reconhecimento ao programa da SES, que já tem a adesão de 100 municípios maranhenses e que estimula e orienta a população a fazer o uso correto das plantas medicinais, agregando o conhecimento popular respaldado cientificamente à atenção primária à saúde.

“Receber essa homenagem, que é de âmbito nacional, com o Brasil sabendo que temos a Farmácia Viva, é um grande reconhecimento e melhora ainda mais a luta dos farmacêuticos pelo uso correto das plantas medicinais e pela fitoterapia”, disse Kallyne Bezerra.

O coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual, Luciano Mamede, frisou que a equipe da SES tem uma longa atuação não somente no serviço, mas também no eixo acadêmico. “Procuramos desenvolver com universidades trabalhos de pesquisa, extensão e inovação, no intuito de contribuir com a saúde pública do estado. Assim, a SES amplia sua atuação do cuidado, também para a vertente científica”, afirmou.

O presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, João Paulo Silva Vieira, declarou que o Maranhão tem se destacado no fomento da inovação na área. “Entre os estados do Nordeste, o Maranhão é o que mais tem membros titulares na academia. É um estado que tem se apresentado com um destaque grande dentro das ciências farmacêuticas”, disse.

A comenda foi entregue como parte da programação da Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, realizada no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Além dos três gestores da SES, receberam a homenagem o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão, Carlos Augusto Barbosa Toledo; a professora da UFMA, Flávia Maria Mendonça do Amaral; professor da faculdade Pitágoras, Flávio Donovan Sá Máximo; e a professora e coordenadora do curso de Farmácia da UFMA, Patrícia de Maria Silva Figueiredo.

Texto: Paula Boueri

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Yes

Duvel