GOVERNO DO ESTADO DO MA

ALEMA/MA

sexta-feira, 8 de junho de 2018

A Região Tocantina recebeu esta semana etapas regionais do Encontro de Grêmios Estudantis do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado. Foram centenas de jovens reunidos nas cidades de Açailândia, na quinta (7), e Imperatriz, na sexta-feira (8).  

O evento é organizado por meio de secretarias e órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Mulher (SEMU), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Comunicação e Articulação Política (Secap) e VIVA/Procon.

Em Açailândia, jovens como Joanderson Silva, de Bom Jesus das Selvas, trocaram experiências durante o evento. “Aprendemos mais através das palestras, das pessoas que estão nos ensinando para que possamos transmitir aos outros alunos da nossa escola”, disse o estudante, que é presidente de grêmio. 


Além de reunir gestores, professores e alunos da Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia, o encontro envolveu participantes de Vila Nova dos Martírios, São Francisco do Brejão, Buriticupu, Cidelândia e Itinga do Maranhão. 

Cerca de 200 gremistas participaram da etapa, que integrou grêmios, promoveu atividades culturais e o protagonismo juvenil, além de eleger os delegados que vão representar a URE Açailândia no encontro estadual.

Em Imperatriz, o encontro reuniu 500 alunos das 15 cidades atendidas pela URE do município. “Esperamos crescer como movimento estudantil e efetuar políticas públicas direcionadas aos jovens”, afirmou João Justino, da cidade de Governador Edson Lobão. 

João Lisboa, Senador La Rocque, Buritirana, Amarante, Davinópolis, Ribamar Fiquene, Campestre, Porto Franco, Estreito, Montes Altos, Sítio Novo, Lajeado Novo e São João do Paraíso foram representados na etapa, que envolveu 37 escolas e grêmios, incluindo escolas indígenas, de ensino familiar rural e IEMA. 


O Encontro de Grêmios, que faz parte do projeto Emaranhando Sonhos, incentiva o protagonismo juvenil dos alunos da rede estadual de ensino. Temas como gênero, esporte, cultura e direitos da mulher também são contemplados pela iniciativa. 

Etapas regionais

Além da Região Tocantina, as UREs de Timon e Caxias também foram palco de etapas regionais do Encontro de Grêmios nesta semana. A ideia é envolver todas as 19 Regionais até a etapa estadual, que acontece em São Luís, entre 20 a 22 de junho. 

“É um momento que de fato a gente fortalece e empodera nossos estudantes dentro dos nossos espaços escolares para que eles possam ter mais iniciativa dentro da construção de um espaço mais crítico e participativo de nossas escolas”, disse a secretária adjunta da Seduc, Rosijane Paula.

Texto: Fabiana Akira

0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista