sexta-feira, 15 de junho de 2018

O Regional Tira-Teima lança seu primeiro CD no próximo dia 19 de junho, às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo. Sobem ao palco Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Serra de Almeida (flauta), Sadi Ericeira (cavaquinho centro), Zé Carlos (pandeiro), Henrique Brasil (percussão), e os violões 7 cordas Francisco Solano e Luiz Júnior. Entre os convidados estão o violonista e compositor João Pedro Borges, o bandolinista Wendell Salles e o cavaquinista Zeca do Cavaco. 

O show Gente do Choro será um momento especial na trajetória do grupo que, este ano, completa seus 45 anos de atividade. Vai assinado com a direção e produção musical do maestro Luiz Júnior, produção executiva da jornalista Edvânia Kátia e coordenação geral do músico e instrumentista Paulo Trabulsi. 


Parece que foi ontem quando os integrantes da atual formação do Regional Tira-Teima começaram a se encontrar lá pelas bandas do Monte Castelo. O ponto de encontro era na rua Raimundo Correa no bar do Florêncio e no restaurante Angelos. Era o final da década de 80. Nessa época, era efervescente o movimento musical no Monte Castelo, especialmente na rua Raimundo Correa. Músicos de vários cantos se reuniam nos fins de semana por aquelas bandas, entre eles, Zé Hemetério, Luiz Sampaio, Gordo Elinaldo, Zé Carlos, Zeca do Cavaco, Francisco Solano e o próprio Paulo Trabulsi. 

Aos poucos, foi sendo criado um cenário que levaria, logo em seguida, à volta do Tira-Teima. O jovem cavaquinista Paulo Trabulsi tinha acabado de voltar para São Luís e se encontrou com o flautista Serra de Almeida. E assim renasceu o Tira-Teima, em sua segunda formação, que ganhou esse nome em homenagem à primeira formação do grupo nascido nos idos de 1973 com Ubiratan Sousa (violão), Chico Saldanha (violão), Fernando Cafeteira (violão), Adelino Valente (bandolim), César Teixeira (cavaquinho), Antônio Vieira (percussão) e Hamilton Rayol (vocal). Em 1975, com a saída de César Teixeira, o jovem cavaquinista Paulo Trabulsi foi convidado para integrar o grupo.

Ao longo de toda a sua trajetória o Regional Tira-Teima firmou-se como o grupo de choro mais antigo em atividade em São Luís. Já participou de inúmeras atividades entre elas I Festival Internacional de Música de São Luís (2002), Clube do Choro Recebe (2007-2010), RicoChoro ComVida (2015/2017). No ano passado arrebatou o segundo lugar no Festival Talentos Fenae, realizado em Curitiba, com o choro Expressivo. Também foi o primeiro grupo musical do Maranhão a ser homenageado com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembléia Legislativa do Maranhão. 

FICHA TÉCNICA

LISTA DAS MÚSICAS

Companheiro (Francisco Solano e Paulo Trabulsi)
Gente do Choro (Paulo Trabulsi)
Dom Chiquin (Serra de Almeida)
Apelo (Autor desconhecido)
Meiguice (Paulo Trabulsi)
Pra Ser Feliz (Léo Capiba)
Aguenta Seu Florêncio (Wendell Salles)
Teimosinho (Luiz Júnior)
Zona do Agrião (Léo Capiba)
Embolada (Serra de Almeida)
Anjo Meu (Wendell Salles)
Choro Nobre (Serra de Almeida)
Simples como Serra (João Pedro Borges)

Arranjos

Regional Tira-Teima 
Gordo Elinaldo – nas faixas Pra Ser Feliz e Zona do Agrião
João Pedro Borges - na faixa Simples como Serra
Ubiratan Sousa – nas faixas Companheiro, Apelo e Gente do Choro

0 comentários:

Postar um comentário