sábado, 9 de junho de 2018

Iniciou na manhã de ontem, 07, e prossegue até hoje, 08, o X Fórum de Supervisão, que traz o tema “O Uso das Metodologias Ativas”. Esta edição conta com a participação da professora Dr.ª Adriana Cláudia Turmina, do Senac em Santa Catarina, que veio para ministrar uma oficina sobre “Metodologias Ativas em Sala de Aula”.

Com formação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado na área da Educação, a professora possui vasta experiência no desenvolvimento de programas para formação de instrutores e seus estudos estão voltados para as mudanças nas relações de trabalho e implicações na Educação Profissional, formação de professores e aspectos didático-pedagógicos. “A proposta é trabalhar metodologias ativas no Modelo Pedagógico do Senac com este grupo que é estratégico para trabalhar junto com os instrutores e disseminar o que compõe a proposta pedagógica da Instituição. Entender como funciona metodologias ativas na educação profissional é extremamente importante principalmente para entender como isso chega aos alunos, como vai para o plano docente, como o instrutor otimiza e organiza isso em termos de situação de aprendizagem porque é isso que vai, de fato, efetivar a aprendizagem do estudante. Então a ideia dessa oficina é fazer com que os supervisores tragam à tona muito do que já leram e estudaram no material técnico sobre o modelo pedagógico fazendo correlações com sua prática. Estamos vivenciando e criando situações de aprendizagem, abordando as diferenças entre atividade e aprendizagem para que o corpo docente consiga implementar a Educação Profissional em termos de 'o saber fazer' que vem com vários domínios técnicos-científicos, e implementando também as marcas formativas do Senac na formação dos nossos alunos”, afirmou a palestrante, Adriana Turmina.


O evento reúne todos os supervisores pedagógicos das Unidades Educacionais do Senac e tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento das competências requeridas a estes profissionais face às novas relações de trabalho e sociais, bem como promover melhorias nos processos de rotinas pertinentes à Educação Profissional. Compreender os fundamentos de gerenciamento dos processos educacionais e sua importância dentro da organização; e analisar os processos desenvolvidos nas Unidades Educacionais identificando os pontos positivos, negativos e possíveis melhorias para adequar às necessidades cotidianas são alguns dos itens trabalhados durante o Fórum.

O papel do supervisor é fundamental dentro do Senac, pois ele é responsável pelo planejamento, organização e execução da proposta pedagógica da Instituição. “Alinhar as ações educacionais dentro das nossas Unidades é o objetivo do Fórum. Este é um espaço no qual discutimos melhorias no fazer do dia a dia dentro das Unidades de Ensino. Nesta edição, temos como tema ‘O Uso das Metodologias Ativas’ que é muito pertinente ao modelo pedagógico em que é possibilitado um trabalho e uma orientação para os nossos instrutores de forma mais prática dentro daquilo que é proposto. Esses dois dias de encontro nós estamos trabalhando essa temática e daqui sairão orientações para que o fazer pedagógico das nossas Unidades de Ensino possam se concretizar com maior qualidade”, disse a diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira.

Na programação, os participantes ainda receberão orientações sobre o diário online; plano de trabalho docente online; orientações sobre planos de cursos; projetos integradores e resultados da verificação pedagógica nas Unidades.

O projeto é dividido em dois encontros anuais – um por semestre. Cada um possui duração de 16 horas e tem a participação de todos os supervisores educacionais do Departamento Regional do Maranhão. No segundo encontro, que acontecerá no próximo semestre, serão apresentadas as boas práticas de trabalho da supervisão desenvolvidas ao longo do ano em cada unidade educacional, além de informes gerais.

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