terça-feira, 17 de julho de 2018
Em 23 de junho, 12 meninos foram passear pela província tailandesa de Chiang Rai com seu técnico de futebol – e terminaram presos dentro de uma caverna em uma montanha. Helier Cheung e Tessa Wong, da BBC, estavam lá enquanto uma dramática tentativa de resgate prendia as atenções do mundo.
O que se sucedeu naquelas duas semanas foi uma notável história de amizade e resistência humana – e de até onde algumas pessoas estão dispostas a ir para salvar os filhos dos outros.
Nossos repórteres contam aqui a história completa dos Javalis Selvagens.
A festa de aniversário que deu errado
Tudo começou com um aniversário.
.No sábado, 23 de junho, Peerapat Sompiangjai fez 17 anos – algo que a maioria dos jovens pelo mundo gostaria de celebrar com estilo.
.O médico que ficou com meninos na caverna até o final e descobriu ao sair que o pai havia morrido
Tailândia divulga primeiras imagens de meninos resgatados de caverna se recuperando em hospital
Sua família havia preparado um bolo de aniversário amarelo do Bob Esponja e muitos presentes com embrulhos coloridos em sua casa, em um vilarejo rural do distrito de Mae Sai.
Mas o jovem não correu para casa naquele dia. Ele estava com seus amigos, os outros jogadores do time juvenil Javalis Selvagens, e seu técnico-assistente, Ekkapol "Ake" Chantawong.
Quando o treino terminou, eles atravessaram campos de arroz com suas bicicletas e subiram morros com florestas, encharcadas pela chuva dos últimos dias.
Seu destino: a caverna Tham Luang, um passeio valorizado entre os meninos, que adoravam explorar as grutas e reentrâncias da cadeia montanhosa que se projeta sobre Mae Sai.
Assim que chegaram à garganta de Tham Luang, eles largaram bicicletas e mochilas na entrada da caverna.
O time e seu jovem técnico estavam prontos para celebrar o aniversário de Sompiangjai. Eles visitavam com frequência o local, às vezes percorrendo até 8 km ali dentro, durante ritos iniciáticos em que escreviam os nomes de novos jogadores do time numa parede.
Dispostos e animados, eles entraram ali só com suas lanternas. Não precisavam de muito além disso – afinal, planejavam passar uma hora lá.
Eles só sairiam duas semanas depois.
Na casa de Sompiangjai, o bolo de aniversário ficou intocado. A família começou a se preocupar.
Onde estavam os Javalis Selvagens?
De inofensiva a extremamente perigosa
Serpenteando por 10 km sob a cadeia montanhosa que separa a Tailândia de Mianmar, Tham Luang é o quarto maior sistema de cavernas do país.
Seu nome completo é Tham Luang Khun Nam Nang Non – "a grande caverna e fonte de água da mulher adormecida da montanha".
Rica em histórias de folclore, é um destino popular para viagens curtas – e crianças aventureiras.
Ela tem seus riscos: pessoas já sumiram em Tham Luang no passado. E quando a temporada de monções começa, em julho, a caverna deixa de ser inofensiva e se torna extremamente perigosa.
O local pode ficar inundado com até 5 metros de água durante a temporada chuvosa, e só deve ser visitada entre novembro e abril.
"A água está se movendo, está barrenta e quase não há visibilidade", disse o guia local Joshua Morris à BBC.
E quando a caverna alaga, torna-se perigosa até para mergulhadores experientes.
Quase todos em Mae Sai sabem disso. Por isso, quando os pais dos Javalis Selvagens começaram a se preocupar com os meninos, foram direto para a caverna. Os planos de visita ao local dos jovens já haviam sido discutidos em grupos em aplicativos de mensagens.
Eles encontraram as bicicletas, as mochilas e algumas chuteiras do lado de fora – e acionaram o alarme.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)




0 comentários:
Postar um comentário