sábado, 28 de julho de 2018
Esta é a primeira ação voltada para o público que influencia um mercado consumidor de mais de 400 mil seguidores


Em tempos de transformação digital nos fazeres e rotinas do Sebrae, a instituição realizou, esta semana em São Luís, uma ação inédita voltada para um grupo de influenciadores digitais atuantes no Maranhão. O Papo de Negócios @, realizado em parceria com o Grupo Mateus, reuniu 14 personagens locais de destaque nas mídias sociais e que, juntas, influenciam um público consumidor de mais de 400 mil seguidores no Maranhão.

A ideia é orientá-los e capacitá-los para que eles passem a fazer a gestão de suas atividades via perfis nas mídias sociais como um pequeno negócio, dando-lhes capacidade de atuar como fornecedores de serviços de divulgação – e práticas afins – para outras empresas maranhenses, numa relação b2b, ou seja, entre empresas. Inseri-los no mercado também está entre as futuras ações que o Sebrae planejou para o grupo, por meio de rodadas de negócios entre empresas.

Para o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Antônio Garcêz, os influenciadores digitais selecionados para a ação já são empreendedores em suas atividades profissionais e agora têm a chance de formalizar este trabalho como negócio. “Está entre as missões do Sebrae apoiar e orientar empreendedores, inclusive os que já fazem negócios de maneira intuitiva e sem formalização como empresa. Esse é o trabalho que teremos junto aos influenciadores maranhenses”, esclareceu Garcêz.

sebraeIniciativas individuais - Dos 18 convidados para a ação-piloto do Sebrae, apenas cinco são formalizados e alguns deles abriram empresa por questões não relacionadas ao trabalho que fazem em seus perfis sociais. É o caso de Jamylle Paiva, que ficou famosa dando dicas e abordando a maternidade no Instagram. Ela também é estudante de Design – atividade que a levou a buscar a profissionalização e a segurança que um CNPJ oferece.

“Meu início foi bem difícil, veio por conta de uma gravidez quando eu ainda era muito jovem e passei a assistir muitos vídeos no YouTube que orientavam mamães de primeira viagem como eu. A partir disso, achei que também poderia compartilhar minha experiência e ajudar mulheres que estavam em situação semelhante e hoje, cheguei aqui”, relatou a mãe de Maria Laura, que vai completar três anos em outubro e ilustra parte das postagens da influenciadora, junto ao marido tímido que não gosta de redes sociais – e virou um personagem querido para os seguidores de Jamylle.

A já conhecida blogueira de moda Thadna Azevedo também trabalha como empresa formalizada, mas suas atividades são muito relacionadas à profissão de consultora de moda e estilo, que desperta grande interesse nas mídias sociais. “Eu me graduei em Moda em São Paulo e voltei para São Luís com a proposta de trabalhar com essa área e as coisas foram acontecendo naturalmente, a partir das atividades da minha profissão”, pontuou a influenciadora sênior da turma.

Profissionalização necessária – A observação mais comum entre os presentes foi a necessidade de se fazerem enxergar – pelas potenciais empresas contratantes – como um negócio, com objetivos e práticas definidas. “Alguns empresários que me contrataram para falar de seus produtos ou serviços para os meus seguidores acharam que o pagamento poderia ser feito com permutas por produtos”, expôs um dos influenciadores.

De acordo com a coordenadora Marketing do Grupo Mateus, Rhafisa Sekeff, essa confusão é favorecida pela dificuldade que alguns influenciadores têm em precificar seus serviços. “Tudo isso poderia ser resolvido com uma ferramenta simples chamada media kit, onde o profissional informa seu potencial de alcance e engajamento em suas mídias sociais aliando à informação de preços mínimos a praticar ou a negociar com o contratante”, orientou.

Rhafisa participou do Papo de Negócios @ a convite da coordenação da ação, que viu na experiência da executiva em contratar influenciadores para divulgar produtos e serviços oferecidos pelo grupo que emprega cerca de 22 mil trabalhadores em todo o Maranhão, uma oportunidade de compartilhar a expertise.

Próximos passos – Uma nova reunião com os influenciadores digitais maranhenses já está marcada, com o intuito de orientá-los em empreendedorismo e formalização de negócios. Segundo o coordenador de Soluções Empresarias do Sebrae, Mauro Borralho, muitos deles se enquadrariam como MEI, Microempreendedores Individuais.

“Pensamos um pacote de soluções do Sebrae que os ajudarão a seguir em frente como os empresários que são. Num primeiro momento, além da orientação para formalização, traçamos uma trilha que incluirá metodologias como Canvas, noções para Pitch, Monetização e Negociação”, informou Borralho, que lembrou ainda que os próximos passos estão sendo definidos dentro das ações do projeto Comércio Brasil, uma iniciativa do Sebrae que aproxima de fornecedores e compradores de produtos e serviços.

Estratégia de inserção no mercado - O Comércio Brasil é uma metodologia de acesso a mercado desenvolvida pelo Sebrae que tem rendido bons frutos às empresas participantes. “O projeto trabalha para estabelecer alianças e parcerias de negócios, contribuindo para a manutenção ou o incremento do faturamento das micro e pequenas empresas que passam a integrar a rede estabelecida entre essas empresas”, explicou o coordenador do Sebrae.

O plano inclui capacitá-los para que atendam às exigências de empresas já estabelecidas na metodologia, levando-os a fechar negócios entre si, com benefícios empresariais para os envolvidos.

Informação: Sebrae

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