sexta-feira, 13 de julho de 2018

Será inaugurada nesta sexta-feira (13) na Rua da Estrela, Centro de São Luís, a Casa do Tambor de Crioula. O evento está previsto para acontecer às 18h.

Na ocasião, promovida pelo Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo do Maranhão e Vale, haverá a abertura da exposição e o lançamento da publicação do dossiê do Tambor de Crioula, forma de expressão registrada pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2007.

TAMBOR DE CRIOULA

Manifestação de raízes africanas que só existe no Maranhão, o Tambor de Crioula foi reconhecido em 2011 como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Não tem uma época fixa de apresentação, mas pode-se observar uma concentração maior nos períodos que correspondem ao Carnaval, às festas de São João e a partir do 2° sábado de agosto, quando ocorrem também as rodas de Bumba-Boi.

Os tocadores e coureiras, como são chamadas as dançarinas do Tambor, ganham as ruas espalhando animação e muito ritmo. O som é extraído de tambores tradicionalmente feitos de troncos de árvores e recobertos de couro de cabra.

Informação: MA10

0 comentários:

Postar um comentário