quarta-feira, 18 de julho de 2018
Na reunião que aconteceu em Parnaíba (PI), na última semana, foram dados encaminhamentos para serem realizados no destino até o final do ano.
Uma reunião com os dirigentes e técnicos do Sebrae no Maranhão, Piauí e Ceará na última semana, discutiu as ações estratégicas para a Rota das Emoções e deliberou encaminhamentos a serem realizados até o final do ano para divulgar ainda mais destino dentro e fora do País. O encontro aconteceu no dia 12 de julho, no escritório do Sebrae em Parnaíba (PI).
Entre as ações institucionais elencadas, o grupo de trabalho destacou a promoção do roteiro de mar, sol e aventura em eventos de mercado – como a ABAV 2018; articulação, junto às instituições financeiras, para a criação de uma linha de crédito específica aos empresários da Rota das Emoções; ações integradas das unidades de Comunicação e Marketing dos Sebrae nos três estados para otimizar a divulgação do destino e o reality show que será gravado pela Tem Dendê Produções, mostrando as belezas e as peculiaridades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, da Área de Proteção Ambiental do Delta das Américas e do Parque Nacional de Jericoacora.
Além disso, mereceram abordagem as ações voltadas à Políticas Públicas como a realização do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), que envolverá os 15 municípios que integram a Rota. “A ideia é fortalecer a governança do destino, trabalhando nas esferas do público e privado e da sociedade civil organizada”, pontou o gerente estadual de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae, Luiz Walter Muniz, que também coordena o Projeto Rota das Emoções nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
Para reforçar os benefícios do Líder, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou a realização do programa no Litoral Ocidental. “Acabamos de concluir, com muito sucesso, a primeira etapa do Líder na região que integra os 11 municípios do Polo Turístico Floresta dos Guarás. Eu participo desse grupo piloto e tem sido uma experiência muito edificante ver a metodologia sendo aplicada no engajamento da governança regional. O conhecimento, aliado à vontade de fazer a diferença e mudar a realidade do Litoral Ocidental, incentiva os participantes a permanecer e demandar a continuidade da capacitação que já inicia a segunda etapa no próximo mês. Certamente, o programa também será de extrema eficácia no fortalecimento da governança da Rota das Emoções”, argumentou o executivo.
Durante o encontro, também foi realizado um balanço das últimas ações desenvolvidas no território, como o fampress envolvendo 15 influenciadores digitais do segmento de turismo, que ocorreu em junho.
Além de João Martins e Luiz Walter Muniz, que esteve acompanhado por Flávia Nadler, gestora estadual do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes - Rota das Emoções, participaram da reunião os superintendentes do Sebrae, Joaquim Cartaxo (CE) e Mario Lacerda (PI) e os diretores técnicos Alci Porto (CE) e Delano Rocha (PI) com suas respectivas equipes de analistas que trabalham no destino. Foram convidados a participar da reunião, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Humberto Pires.
Planejamento do semestre
Dois dias antes do encontro com os dirigentes do Sebrae, a equipe técnica que faz acontecer as ações institucionais nos três estados, esteve reunida para planejar o segundo semestre de 2018 junto aos pequenos negócios da Rota. Na pauta de trabalho, foram tratados assuntos como pesquisas realizadas e metodologia do Circuito Encontro de Negócios (CEN), Programa de Sustentabilidade, Projeto Emoção na Mão, diagnóstico digital das empresas, plano de reposicionamento digital da Rota, Projeto Smart Travel Aliance e Projeto Kite Experience, além de eventos como Seminário de Inovação, Entrega do Selo de Sustentabilidade e Festival Gastronômico.
Ações no Maranhão
Por meio da sua regional Lençóis-Munim, o Sebrae no Maranhão já realizou diversas ações este ano juntos aos pequenos negócios localizados nos municípios que integram a Rota das Emoções – na área do Parque Nacional dos Lençóis, tais como:
- Aplicação do Diagnóstico MEG (Modelo de Excelência em Gestão);
- Missão técnica Conotel (Fortaleza;
- Fampress de influenciadores digitais;
- Lançamento da ação Emoção na Mão e realização do Workshop Ampliação do Olhar Criativo;
- Consultorias em gestão de entidades associativas em Barreirinhas e Tutóia;
- Cursos de aperfeiçoamento para atendimento ao turista estrangeiro e informações turísticas;
- Curso de Educação Ambiental e empreendedorismo em Tutóia;
- Ciclo de Oficinas SEI em Paulino Neves;
- Benchmarking Sistema Voucher Digital recepcionando os municípios de Ilha Grande (PI) e Jijoca de Jericoacoara (CE) – mostrando o que foi feito na consultoria do sistema de voucher em Barreirinhas.
Informação: Sebrae
Assinar:
Postar comentários
(Atom)


0 comentários:
Postar um comentário