segunda-feira, 6 de agosto de 2018
Coleta em massa realizada em 3 dias tem previsão de arrecadar de 500 a 1.000 bolsas de sangue  


É dramática a situação de milhares de pessoas todos os dias que, ao sofrerem acidentes ou quando estão internadas em tratamento médico, necessitam de transfusão de sangue. Começa então, uma verdadeira corrida contra o tempo, em prol do salvamento de vidas que dependem desse precioso insumo, que infelizmente está cada vez mais raro: O sangue humano. E nem sempre há finais felizes nas histórias de quem necessita de sangue, pois muitas vezes, mesmo com a família doando para seu paciente, não há tempo hábil para tratar aquela coleta e liberar a tempo o sangue que poderia ter salvo uma vida.

E esse drama só piora! Ano após ano, tem diminuído a quantidade dos estoques do banco de sangue do Centro de Hematologia do Maranhão  / Hemomar, já que as doações espontâneas da comunidade não mais não acompanham a crescente demanda de uma cidade como São Luís, que não para de aumentar sua população. Em períodos de festas, férias e fim de ano a ocorrência de acidentes é ainda maior, elevando também a necessidade de mais bolsas de sangue disponíveis.


Mas o Hemomar está otimista em ter essa situação minimizada com a realização em curso da “III Campanha de Doação de Sangue” do Grupo Mercúrio, uma holding formada por 10 empresas da área da saúde que pela terceira vez mobiliza todos os seus colaboradores e parceiros em prol da preservação de vidas. A campanha vai durar até o dia 31 de agosto e a meta é arrecadar mais de mil bolsas de sangue até o final.

Além das ações internas nas empresas do Grupo Mercúrio a campanha ganhou um importante reforço com a participação voluntária da Polícia Militar, que através de seus cadetes faz uma ato de doação em massa coletiva, durante três dias na sede do CEFAP / CENTRO DE FORMAÇÃO E APREFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS DA PM, localizado na BR 135.

Os futuros policiais militares em formação, tiveram a oportunidade de cumprir sua primeira e nobre missão de salvar vidas, antes mesmo da formatura, e estavam animados com essa perspectiva.

Rayane de Amorim Silva, de 24 anos e natural de Imperatriz estava entre o grupo de recrutas, e doou sangue pela primeira vez na vida:

“Sempre quis doar sangue e me senti muito feliz em poder fazer isso agora. Estou concluindo a minha formação de PM já com uma bela missão cumprida”, disse ela.


Para Natan Costa, que nasceu em São Bento e tem 21 anos, essa foi a segunda vez que praticou esse ato de amor ao próximo, que ele aliás, recomenda a todos:

“Meu objetivo como futuro PM é salvar vidas com meu trabalho, e também nas horas vagas como doador de sangue. Já havia doado antes e para quem pensa em fazer isso, super recomendo. Não dói, é rápido e não prejudica a saúde. E vale lembrar que nunca se sabe quem vai precisar do sangue que doamos, amanhã  pode ser até mesmo alguém da nossa família a precisar”, declarou ele no ato da coleta que foi realizada por equipes do Hemomar, que montou uma unidade móvel na sede do CEFAP.

Para o PM Cel. Luongo a ação é mais uma missão da Policia Militar , que é voltada para promover o bem comum da comunidade:

“A gente também recebe ajuda de terceiros quando os nossos soldados precisam de sangue. E agora estamos aqui para ajudar, e todos os 1.200 novos nomeados para o cargo de soldado da PM foram convidados a participar voluntariamente. Aqueles que quiserem e estiverem em boas condições de saúde com certeza farão uma grande diferença nessa III Campanha do Grupo Mercúrio, a qual apoiamos com essa ação”, disse o Coronel Luongo.

O responsável pela articulação que viabilizou essa coleta em massa foi o Cel. Bayma, Diretor Administrativo da Dir. de Saúde e Promoção Social da Polícia Militar que ressalta o importante papel de responsabilidade social da entidade:

“A missão da polícia tem também social como meta, não apenas a parte de segurança preventiva e ostensiva, mas também o lado social faz parte do nosso trabalho. Desenvolvemos diversas ações nessa área e agora junto ao Grupo Mercúrio estamos orgulhosos em participar, pois entendemos que a polícia militar nessa ação serve de elo entre o Hemomar e os que mais precisam de sangue para se manterem vivos”, disse o policial.  

Além dessa ação junto à PM, a III Campanha de Dação de Sangue do Grupo Mercúrio terá outras coletas em massa, nas sedes das empresas do grupo, sempre das 9H às 17H nas seguintes datas: Dias 08,09 e 10 de agosto na sede do Hospital São Luís (Hospital do Servidor); dia 15 de agosto na sede do CADH / Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses na Av. dos Holandeses; e nos dias 16 e 17 de agosto na sede da Maternidade Natus Lumine no Olho D´Água.

Além dos colaboradores e parceiros do Grupo, qualquer pessoa da cidade também pode doar sangue para essa campanha, basta se dirigir à sede do Hemomar no João Paulo, de segunda a sábado e se engajar nessa nobre causa de salvar vidas.

0 comentários:

Postar um comentário